Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E BIODIVERSIDADE DA CAATINGA NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADE LÚDICA PARA AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, CAATINGA, ATIVIDADES LÚDICAS Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50689
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 919
    "titulo" => """
      EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E BIODIVERSIDADE DA CAATINGA NO\r\n
      ENSINO MÉDIO: ATIVIDADE LÚDICA PARA AUXÍLIO DA\r\n
      APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => """
      Evolução biológica é disseminada no ensino de biologia para o estudo da diversidade dos seres vivos. A caatinga juntamente com a Evolução biológica é um assunto que merece atenção especial em se tratando do Ensino de Biologia. Por isso, é necessário pensar em estratégias que possibilitem abordar os conceitos em sala de aula com o objetivo de relacionar tais conceitos com as várias áreas da Biologia (MELLO, 2008). Considerando a dificuldade de ensinar evolução e obter conhecimentos relacionados à caatinga são necessárias estratégias lúdicas para esses conteúdos. Atividades serão executadas desafiando os alunos a resolver problemas no conhecimento de ambas. O objetivo do referente trabalho trata-se em desenvolver estratégias didáticas para trabalhar o conteúdo de evolução biológica e a biodiversidade da caatinga com alunos do ensino médio, de forma didática com aplicações de jogos de estratégia (resolução de problemas) com o conteúdo de evolução biológica relacionando o bioma caatinga, introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas e sensoriais permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados, contribuindo para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva e da conservação, possibilitando ao graduando uma vivência no ensino médio através de atividades lúdicas. A metodologia será definida conforme a programação estabelecida pelo planejamento que deverá ser realizada em parceria com o professor de biologia da escola. Porém, esta levará em conta a aplicação dos jogos e atividades com estudantes da escola com a participação dos alunos da graduação, acompanhados pela professora da universidade responsável pelo projeto. A realização das atividades irá acontecer nas salas de aulas ou no pátio da escola participante.\r\n
      Os resultados esperados com a execução da atividade prática na escola podem ser definidos como a atuação dessa ferramenta de ensino no auxílio da aprendizagem do conteúdo de Evolução Biológica e biodiversidade da caatinga para alunos do 3º ano do Ensino Médio, pois geralmente a explanação do conteúdo em sala é minimizada por fatores limitantes como, por exemplo: pouco tempo de aula, ter apenas duas aulas por semana e muito conteúdo para o período letivo, portanto, esses problemas são recorrentes e podem dificultar a aprendizagem de temas que são abordados na prova do ENEM e que requer um bom desenvolvimento dos alunos. O trabalho tem como importância auxiliar no ensino de evolução biológica, e conhecimentos gerais sobre o bioma caatinga, já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo, para ampliar o conhecimento entre os alunos de escola de ensino básico, mostrando formas didáticas e lúdicas de passar o conteúdo para maior absorção de conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, CAATINGA, ATIVIDADES LÚDICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID919_30112018224702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA KAROLINE DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isadorakmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50689
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 919
    "titulo" => """
      EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E BIODIVERSIDADE DA CAATINGA NO\r\n
      ENSINO MÉDIO: ATIVIDADE LÚDICA PARA AUXÍLIO DA\r\n
      APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => """
      Evolução biológica é disseminada no ensino de biologia para o estudo da diversidade dos seres vivos. A caatinga juntamente com a Evolução biológica é um assunto que merece atenção especial em se tratando do Ensino de Biologia. Por isso, é necessário pensar em estratégias que possibilitem abordar os conceitos em sala de aula com o objetivo de relacionar tais conceitos com as várias áreas da Biologia (MELLO, 2008). Considerando a dificuldade de ensinar evolução e obter conhecimentos relacionados à caatinga são necessárias estratégias lúdicas para esses conteúdos. Atividades serão executadas desafiando os alunos a resolver problemas no conhecimento de ambas. O objetivo do referente trabalho trata-se em desenvolver estratégias didáticas para trabalhar o conteúdo de evolução biológica e a biodiversidade da caatinga com alunos do ensino médio, de forma didática com aplicações de jogos de estratégia (resolução de problemas) com o conteúdo de evolução biológica relacionando o bioma caatinga, introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas e sensoriais permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados, contribuindo para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva e da conservação, possibilitando ao graduando uma vivência no ensino médio através de atividades lúdicas. A metodologia será definida conforme a programação estabelecida pelo planejamento que deverá ser realizada em parceria com o professor de biologia da escola. Porém, esta levará em conta a aplicação dos jogos e atividades com estudantes da escola com a participação dos alunos da graduação, acompanhados pela professora da universidade responsável pelo projeto. A realização das atividades irá acontecer nas salas de aulas ou no pátio da escola participante.\r\n
      Os resultados esperados com a execução da atividade prática na escola podem ser definidos como a atuação dessa ferramenta de ensino no auxílio da aprendizagem do conteúdo de Evolução Biológica e biodiversidade da caatinga para alunos do 3º ano do Ensino Médio, pois geralmente a explanação do conteúdo em sala é minimizada por fatores limitantes como, por exemplo: pouco tempo de aula, ter apenas duas aulas por semana e muito conteúdo para o período letivo, portanto, esses problemas são recorrentes e podem dificultar a aprendizagem de temas que são abordados na prova do ENEM e que requer um bom desenvolvimento dos alunos. O trabalho tem como importância auxiliar no ensino de evolução biológica, e conhecimentos gerais sobre o bioma caatinga, já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo, para ampliar o conhecimento entre os alunos de escola de ensino básico, mostrando formas didáticas e lúdicas de passar o conteúdo para maior absorção de conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, CAATINGA, ATIVIDADES LÚDICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID919_30112018224702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA KAROLINE DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isadorakmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Evolução biológica é disseminada no ensino de biologia para o estudo da diversidade dos seres vivos. A caatinga juntamente com a Evolução biológica é um assunto que merece atenção especial em se tratando do Ensino de Biologia. Por isso, é necessário pensar em estratégias que possibilitem abordar os conceitos em sala de aula com o objetivo de relacionar tais conceitos com as várias áreas da Biologia (MELLO, 2008). Considerando a dificuldade de ensinar evolução e obter conhecimentos relacionados à caatinga são necessárias estratégias lúdicas para esses conteúdos. Atividades serão executadas desafiando os alunos a resolver problemas no conhecimento de ambas. O objetivo do referente trabalho trata-se em desenvolver estratégias didáticas para trabalhar o conteúdo de evolução biológica e a biodiversidade da caatinga com alunos do ensino médio, de forma didática com aplicações de jogos de estratégia (resolução de problemas) com o conteúdo de evolução biológica relacionando o bioma caatinga, introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas e sensoriais permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados, contribuindo para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva e da conservação, possibilitando ao graduando uma vivência no ensino médio através de atividades lúdicas. A metodologia será definida conforme a programação estabelecida pelo planejamento que deverá ser realizada em parceria com o professor de biologia da escola. Porém, esta levará em conta a aplicação dos jogos e atividades com estudantes da escola com a participação dos alunos da graduação, acompanhados pela professora da universidade responsável pelo projeto. A realização das atividades irá acontecer nas salas de aulas ou no pátio da escola participante. Os resultados esperados com a execução da atividade prática na escola podem ser definidos como a atuação dessa ferramenta de ensino no auxílio da aprendizagem do conteúdo de Evolução Biológica e biodiversidade da caatinga para alunos do 3º ano do Ensino Médio, pois geralmente a explanação do conteúdo em sala é minimizada por fatores limitantes como, por exemplo: pouco tempo de aula, ter apenas duas aulas por semana e muito conteúdo para o período letivo, portanto, esses problemas são recorrentes e podem dificultar a aprendizagem de temas que são abordados na prova do ENEM e que requer um bom desenvolvimento dos alunos. O trabalho tem como importância auxiliar no ensino de evolução biológica, e conhecimentos gerais sobre o bioma caatinga, já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo, para ampliar o conhecimento entre os alunos de escola de ensino básico, mostrando formas didáticas e lúdicas de passar o conteúdo para maior absorção de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.