A LEMBRANÇA DO HOJE: UMA PROPOSTA DE REDISTRIBUIÇÃO DO OLHAR NA PERSPECTIVA DO LUGAR
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4824 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "A LEMBRANÇA DO HOJE: UMA PROPOSTA DE REDISTRIBUIÇÃO DO OLHAR NA PERSPECTIVA DO LUGAR" "resumo" => "Os processos de urbanização e as mudanças na paisagem precisam ser analisados para perceber a cidade como entidade urbana, apesar disso são escassos os estudos que visam entender os atributos de contiguidade numa progressão histórica e geográfica; pensando-se neste contexto, o estudo das dinâmicas urbanísticas (expansão urbana e transformação da paisagem) não pode deixar de se apoiar na Geografia, num determinado lugar para um público-alvo. A cidade de Campina Grande foi o lugar e o objeto que ainda permitirá compreender a construção social, o uso, consumo e os processos de apropriação numa articulação local-mundial e focada, principalmente, em alguns bairros populares da mesma cidade. Mediante esta compreensão, o presente artigo objetiva analisar a experiência desenvolvida, com enfoque na paisagem, nas aulas de Geografia das turmas do Curso de Magistério e Técnico em Eventos da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. A relevância do objetivo deste trabalho originou-se com a análise do questionamento sobre o que necessitava aprimorar no ensino de Geografia para obter, como resultados, curiosidade e utilidade dos conteúdos geográficos para os alunos da Escola. Assim, a aplicação de questionários para elaboração de um diagnóstico possibilitou averiguar que a falta de contato com a realidade traduzia-se no desinteresse e na inutilidade do aprendizado geográfico e, como complemento para esta hipótese, um novo grupo de questões foram formuladas com a intenção de conhecer o que mais chama a atenção na Cidade e todas as respostas foram direcionadas para estruturas e elementos centrais; portanto, é a partir de uma tendência fenomenológica que pretende-se redistribuir o olhar dos alunos para parcelas mais adjacentes da cidade de Campina Grande e exibir suas relações e peculiaridades." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_13_23_18_idinscrito_351_8a68649d9fd7d04bcdaa38a8a0996f1b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE DE LUNA GOMES" "autor_nome_curto" => "RAYANE DE LUNA" "autor_email" => "raiannedyluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4824 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "A LEMBRANÇA DO HOJE: UMA PROPOSTA DE REDISTRIBUIÇÃO DO OLHAR NA PERSPECTIVA DO LUGAR" "resumo" => "Os processos de urbanização e as mudanças na paisagem precisam ser analisados para perceber a cidade como entidade urbana, apesar disso são escassos os estudos que visam entender os atributos de contiguidade numa progressão histórica e geográfica; pensando-se neste contexto, o estudo das dinâmicas urbanísticas (expansão urbana e transformação da paisagem) não pode deixar de se apoiar na Geografia, num determinado lugar para um público-alvo. A cidade de Campina Grande foi o lugar e o objeto que ainda permitirá compreender a construção social, o uso, consumo e os processos de apropriação numa articulação local-mundial e focada, principalmente, em alguns bairros populares da mesma cidade. Mediante esta compreensão, o presente artigo objetiva analisar a experiência desenvolvida, com enfoque na paisagem, nas aulas de Geografia das turmas do Curso de Magistério e Técnico em Eventos da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. A relevância do objetivo deste trabalho originou-se com a análise do questionamento sobre o que necessitava aprimorar no ensino de Geografia para obter, como resultados, curiosidade e utilidade dos conteúdos geográficos para os alunos da Escola. Assim, a aplicação de questionários para elaboração de um diagnóstico possibilitou averiguar que a falta de contato com a realidade traduzia-se no desinteresse e na inutilidade do aprendizado geográfico e, como complemento para esta hipótese, um novo grupo de questões foram formuladas com a intenção de conhecer o que mais chama a atenção na Cidade e todas as respostas foram direcionadas para estruturas e elementos centrais; portanto, é a partir de uma tendência fenomenológica que pretende-se redistribuir o olhar dos alunos para parcelas mais adjacentes da cidade de Campina Grande e exibir suas relações e peculiaridades." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_13_23_18_idinscrito_351_8a68649d9fd7d04bcdaa38a8a0996f1b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE DE LUNA GOMES" "autor_nome_curto" => "RAYANE DE LUNA" "autor_email" => "raiannedyluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }