Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSAMENTO AUDITIVO E VISUAL DE ESCOLARES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO ANTES E APÓS UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM PROFESSORES

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO, FONOAUDIOLOGIA, PROCESSAMENTO AUDITIVO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O distúrbio do processamento auditivo (DPA) é caracterizado por dificuldades na interpretação dos padrões sonoros e pode consequentemente ocasionar prejuízos para os escolares no que se refere à comunicação em ambientes ruidosos, atenção reduzida, compreensão de anedotas e piadas, dificuldade de entender o que leem, no reconto de histórias e na linguagem expressiva. Assim como apresentam dificuldades escolares, inversão de letras na escrita, dificuldade na produção de determinados sons da fala como nos fonemas /r/ e /l/, problemas de orientação esquerda / direita. Objetivo: Comparar os resultados das habilidades de processamento auditivo, processamento visual e leitura no início e final do ciclo de alfabetização. Metodologia: Participaram da pesquisa todas as crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do recife, e seus respectivos professores, com faixa etária entre 7 e 8 anos de idade. Resultados: A intervenção educativa com os professores demonstrou que a experiência e as estratégias utilizadas são ferramentas importantes para o aprendizado da criança. O pré-teste verificou desempenho inferior na leitura, no processamento auditivo e visual. O pós-teste revelou melhora na habilidade de discriminação dos sons. Conclusão: As habilidades de processamento auditivo, processamento visual e leitura encontram-se em defasagem no ciclo de alfabetização. Sendo importante o desenvolvimento de programas de intervenção que coloquem o professor como principal agente deste processo.

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