A comunidade escolar deve ser composta por diferentes esferas, havendo a necessidade da participação efetiva no cenário escolar, família e sociedade. Só dessa maneira será possível alcançar as mudanças necessárias para grande parte dos problemas sociais (LIBÂNEO, 2004). Na busca de conhecer a participação familiar em uma escola privada de Educação Infantil de Balsas – Maranhão realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, com o uso de questionário com perguntas fechadas, destinadas ao corpo docente. O trabalho de campo foi realizado durante o primeiro semestre de 2016. Os resultados verificaram, que 100% dos pais aderem e/ou frequentam as reuniões marcadas pela escola. Essa adesão é importante, pois revela o acompanhamento dos pais nas discussões escolares, todavia espera-se bem mais dos mesmos, tornando suas visitas mais frequentes. Quanto a forma de atividades propostas para maior envolvimento da família, as atividades sociais (festas de datas comemorativas) corresponderam a 80%, esse percentual foi bem superior aos das atividades educativas. Esses dados revelam um distanciamento no processo educativo de seus filhos, algo que não deveria ocorrer haja vista a importância das duas formas de participação. Diante da realidade vivenciada por essa escola a mesma utiliza como estratégia planejamento geral, trabalhos educativos, avaliação continua e técnicas de avaliação, e para 80% dos docentes entrevistados em todas essas opções deve ocorrer a participação familiar efetiva. Quando questionados da importância dos pais no processo de aprendizagem dos seus filhos houve uma unanimidade entre os docentes ao escolherem a opção “muito importante”. O conhecimento do diagnóstico e das estratégias utilizadas para permitir a participação familiar é muito importante. Bem como investigar os saberes e a formação do corpo docente, para o desenvolvimento profissional do professor gestor e a melhoria na qualidade dos processos de organização e gestão da escola (COLARES, 2009). A escola não pode ser vista como um ponto isolado desconectado de outros fatores importantes como a família pelo contrário deve-se haver a tríade escola, família e sociedade a fim de alcançarmos uma educação efetiva e com qualidade.