MULTIMÍDIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4832 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "MULTIMÍDIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Assiste-se, nos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais e sua disseminação, influenciando de maneira intensa o modo de viver das sociedades. Nesse contexto, se faz importante à inclusão destas novas tecnologias na sala de aula, possibilitando uma abordagem diferenciada dos conteúdos, auxiliando nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho se propõe a discutir o uso de tecnologias de multimídia no ensino de História, a partir de sequências didáticas produzidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, pelos alunos do curso de História do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência, visando refletir sobre a importância de tais ferramentas e as avaliações que os estudantes da turma do 3º ano “B” do Ensino Médio fazem sobre a utilização de tais instrumentos didáticos. Como metodologia empregou-se a busca de referenciais teóricos sobre a temática de estudo, aplicação de questionários, interpretação e análise dos mesmos. Os resultados obtidos demonstram a importância da utilização das multimídias, que contribuíram para torna as aulas mais dinâmicas e interativas, sendo essa metodologia aprovada pelos alunos, devido à familiaridade que os mesmos têm com as tecnologias no seu cotidiano. Além disso, verificaram-se dificuldades no emprego dessas tecnologias, em virtude de problemas de diversas ordens, como indisponibilidade de equipamentos, dificuldades no acesso aos laboratórios, dentre outros. Entretanto, ressalta-se a importância e as possibilidades de utilização das multimídias na Educação, através da superação dos problemas impostos." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_17_40_17_idinscrito_753_e6b435a79941d81063a7db6df004e86f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBSON O. SILVA" "autor_email" => "robson_his@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4832 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "MULTIMÍDIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Assiste-se, nos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais e sua disseminação, influenciando de maneira intensa o modo de viver das sociedades. Nesse contexto, se faz importante à inclusão destas novas tecnologias na sala de aula, possibilitando uma abordagem diferenciada dos conteúdos, auxiliando nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho se propõe a discutir o uso de tecnologias de multimídia no ensino de História, a partir de sequências didáticas produzidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, pelos alunos do curso de História do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência, visando refletir sobre a importância de tais ferramentas e as avaliações que os estudantes da turma do 3º ano “B” do Ensino Médio fazem sobre a utilização de tais instrumentos didáticos. Como metodologia empregou-se a busca de referenciais teóricos sobre a temática de estudo, aplicação de questionários, interpretação e análise dos mesmos. Os resultados obtidos demonstram a importância da utilização das multimídias, que contribuíram para torna as aulas mais dinâmicas e interativas, sendo essa metodologia aprovada pelos alunos, devido à familiaridade que os mesmos têm com as tecnologias no seu cotidiano. Além disso, verificaram-se dificuldades no emprego dessas tecnologias, em virtude de problemas de diversas ordens, como indisponibilidade de equipamentos, dificuldades no acesso aos laboratórios, dentre outros. Entretanto, ressalta-se a importância e as possibilidades de utilização das multimídias na Educação, através da superação dos problemas impostos." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_17_40_17_idinscrito_753_e6b435a79941d81063a7db6df004e86f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBSON O. SILVA" "autor_email" => "robson_his@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }