Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO DO PROFESSOR MT NAS ESCOLAS DE CABO FRIO.

Palavra-chaves: TRABALHO DOCENTE, TICS NA EDUCAÇÃO, PROCESSO EDUCATIVO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48308
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2234
    "inscrito_id" => 7343
    "titulo" => "O TRABALHO DO PROFESSOR MT NAS ESCOLAS DE CABO FRIO."
    "resumo" => "Esse artigo pretende fazer uma contextualização da evolução das atividades desenvolvidas com o uso das tecnologias e do processo de aproveitamento dos conteúdos com as ações do grupo professores especialistas em tecnologias na Educação denominados Multiplicadores Tecnológicos (MTs), coordenados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Cabo Frio e que trabalham diretamente com alunos da rede Municipal nos Laboratórios de Tecnologia Educacional (LTE) das escolas. Neste sentido, pretende responder a seguinte questão: Como os professores MTs utilizam e aproveitam o potencial educativo das TICs diante das demandas educacionais? O objetivo geral é identificar as concepções sobre as TICs no ensino e suas abordagens educativas. O referencial teórico apóia-se principalmente nas contribuições de Lévy ; Moran e Valente , entre outros estudiosos, utilizando como metodologia a busca em teses, dissertações e artigos que compõem diversos portais governamentais e particulares que abordam a TICs no ensino. A análise das informações se pontuou na formação de professores para o uso das TICs, o papel do professor multiplicador, o papel educativo das TICs na aprendizagem, a interatividade na construção do conhecimento e a eficiência das redes de computadores, tidos como fatores que podem contribuir para a utilização do potencial educativo das TICs no contexto educacional. Observou-se a importância da valorização de percepção do professor sobre a utilização das TICs, de forma que ele compreenda o potencial educativo das TICs e as utilize de forma pedagógica, favorecendo o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, TICS NA EDUCAÇÃO, PROCESSO EDUCATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7343_09092018230145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELAINE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "HELAINE SOARES"
    "autor_email" => "helaineprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48308
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2234
    "inscrito_id" => 7343
    "titulo" => "O TRABALHO DO PROFESSOR MT NAS ESCOLAS DE CABO FRIO."
    "resumo" => "Esse artigo pretende fazer uma contextualização da evolução das atividades desenvolvidas com o uso das tecnologias e do processo de aproveitamento dos conteúdos com as ações do grupo professores especialistas em tecnologias na Educação denominados Multiplicadores Tecnológicos (MTs), coordenados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Cabo Frio e que trabalham diretamente com alunos da rede Municipal nos Laboratórios de Tecnologia Educacional (LTE) das escolas. Neste sentido, pretende responder a seguinte questão: Como os professores MTs utilizam e aproveitam o potencial educativo das TICs diante das demandas educacionais? O objetivo geral é identificar as concepções sobre as TICs no ensino e suas abordagens educativas. O referencial teórico apóia-se principalmente nas contribuições de Lévy ; Moran e Valente , entre outros estudiosos, utilizando como metodologia a busca em teses, dissertações e artigos que compõem diversos portais governamentais e particulares que abordam a TICs no ensino. A análise das informações se pontuou na formação de professores para o uso das TICs, o papel do professor multiplicador, o papel educativo das TICs na aprendizagem, a interatividade na construção do conhecimento e a eficiência das redes de computadores, tidos como fatores que podem contribuir para a utilização do potencial educativo das TICs no contexto educacional. Observou-se a importância da valorização de percepção do professor sobre a utilização das TICs, de forma que ele compreenda o potencial educativo das TICs e as utilize de forma pedagógica, favorecendo o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, TICS NA EDUCAÇÃO, PROCESSO EDUCATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7343_09092018230145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELAINE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "HELAINE SOARES"
    "autor_email" => "helaineprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esse artigo pretende fazer uma contextualização da evolução das atividades desenvolvidas com o uso das tecnologias e do processo de aproveitamento dos conteúdos com as ações do grupo professores especialistas em tecnologias na Educação denominados Multiplicadores Tecnológicos (MTs), coordenados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Cabo Frio e que trabalham diretamente com alunos da rede Municipal nos Laboratórios de Tecnologia Educacional (LTE) das escolas. Neste sentido, pretende responder a seguinte questão: Como os professores MTs utilizam e aproveitam o potencial educativo das TICs diante das demandas educacionais? O objetivo geral é identificar as concepções sobre as TICs no ensino e suas abordagens educativas. O referencial teórico apóia-se principalmente nas contribuições de Lévy ; Moran e Valente , entre outros estudiosos, utilizando como metodologia a busca em teses, dissertações e artigos que compõem diversos portais governamentais e particulares que abordam a TICs no ensino. A análise das informações se pontuou na formação de professores para o uso das TICs, o papel do professor multiplicador, o papel educativo das TICs na aprendizagem, a interatividade na construção do conhecimento e a eficiência das redes de computadores, tidos como fatores que podem contribuir para a utilização do potencial educativo das TICs no contexto educacional. Observou-se a importância da valorização de percepção do professor sobre a utilização das TICs, de forma que ele compreenda o potencial educativo das TICs e as utilize de forma pedagógica, favorecendo o processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.