ROCHA, Ney Araujo et al.. A didática contemporânea na ufpb: os objetivos dos planos de curso. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45648>. Acesso em: 21/11/2024 23:30
Este estudo analisa os objetivos presentes nos Planos de Curso do componente Didática, dos cursos de formação em licenciatura vinculados ao Campus I, da Universidade Federal da Paraíba, para as turmas que foram matriculadas no período de 2017.2, conforme calendário acadêmico desta instituição. Os objetivos descritos nos planos de curso projetam aquilo que se busca alcançar do trabalho conjunto de professores e estudantes, expressam conhecimentos, habilidades e hábitos esperados como resultado do processo de ensino e aprendizagem e são orientados pela ementa da Disciplina. Tendo presente que o trabalho docente é parte integrante da preparação de indivíduos e de grupos para atuarem nos destinos da vida social, compondo parte da educação que é fruto de processos formativos diversos, muitos feitos por instituições das quais a escola é parte, decidimos observar, a partir dos objetivos anunciados em Didática: Quais os objetivos estão sendo privilegiados na formação do profissional professor? Utilizamos o procedimento do levantamento documental de todos os planos de curso de Didática, presentes na UFPB no período 2017.2, divulgados via SIGAA. A esse levantamento adicionamos a análise dos objetivos presentes nos diversos planos, ampliado pela comparação entre os objetivos e o que a ementa do curso regulamenta, na consciência de que a ementa dá a base objetiva pela descrição discursiva que norteiam os princípios teóricos, metodológicos da disciplina. Este estudo está ligado ao Projeto “A Didática em movimento: a Didática nas licenciaturas da UFPB”, vinculado ao PROLICEN 2018.