LETRAMENTO DIGITAL: A IMPLANTAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE NATUREZA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA DE INFLUXO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA E DA LEITURA EM SALA DE AULA
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4814 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 740 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: A IMPLANTAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE NATUREZA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA DE INFLUXO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA E DA LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Com o advento da internet, as mudanças ocorridas no ler e no escrever têm gerado discussões relacionadas à melhor forma de proceder no processo de ensino-aprendizagem. A inserção dos gêneros digitais pode se transformar em uma estratégia eficiente, se utilizada de forma correta. Com base nisso, o artigo propôs um estudo qualitativo-bibliográfico acerca do grande desafio atual do professor, que é desenvolver um letramento digital como um instrumento de caráter exploratório que facilite a ampliação da competência sócio-discursiva dos educandos. A pesquisa foi desenvolvida a partir das atividades desenvolvidas no Estágio supervisionado no ensino fundamental, de forma assistemática, para que se pudesse comparar a aceitabilidade e o nível de produção dos alunos quando utilizamos o universo virtual. Para fundamentar nossas discussões, tomamos como aporte teórico as leituras de Marcuschi (2004), Magda Soares (2002), Xavier (2005), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o letramento digital é um instrumento de inclusão social que necessita urgentemente ser inserido na escola, como forma não só de promover o desenvolvimento discursivo dos alunos, mas também como uma estratégia que transforme as práticas de produção textual e leitura em atividades mais prazerosas e funcionalistas, para ambas as partes." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_14_56_43_idinscrito_740_9e10c051d5170401641ac3d14d68257e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELLA DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PÂMELLA NASCIMENTO" "autor_email" => "pamelladesn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4814 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 740 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: A IMPLANTAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE NATUREZA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA DE INFLUXO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA E DA LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Com o advento da internet, as mudanças ocorridas no ler e no escrever têm gerado discussões relacionadas à melhor forma de proceder no processo de ensino-aprendizagem. A inserção dos gêneros digitais pode se transformar em uma estratégia eficiente, se utilizada de forma correta. Com base nisso, o artigo propôs um estudo qualitativo-bibliográfico acerca do grande desafio atual do professor, que é desenvolver um letramento digital como um instrumento de caráter exploratório que facilite a ampliação da competência sócio-discursiva dos educandos. A pesquisa foi desenvolvida a partir das atividades desenvolvidas no Estágio supervisionado no ensino fundamental, de forma assistemática, para que se pudesse comparar a aceitabilidade e o nível de produção dos alunos quando utilizamos o universo virtual. Para fundamentar nossas discussões, tomamos como aporte teórico as leituras de Marcuschi (2004), Magda Soares (2002), Xavier (2005), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o letramento digital é um instrumento de inclusão social que necessita urgentemente ser inserido na escola, como forma não só de promover o desenvolvimento discursivo dos alunos, mas também como uma estratégia que transforme as práticas de produção textual e leitura em atividades mais prazerosas e funcionalistas, para ambas as partes." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_14_56_43_idinscrito_740_9e10c051d5170401641ac3d14d68257e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELLA DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PÂMELLA NASCIMENTO" "autor_email" => "pamelladesn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }