FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE PODEMOS APRENDER DE ROUSSEAU E PAULO FREIRE?
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4813 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 483 "titulo" => "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE PODEMOS APRENDER DE ROUSSEAU E PAULO FREIRE?" "resumo" => "Ensinar filosofia ainda se revela como um desafio importante para o professor. Isso se deve primeiramente à própria dificuldade que o conhecimento filosófico nos impõe, pois como falar de um saber complexo de forma entendível? Talvez a comunicação seja um primeiro empecilho para aquele que se propõe a educar por intermédio do conhecimento filosófico. Outro obstáculo diz respeito aos inúmeros preconceitos que envolvem a filosofia e o professor de filosofia. Aliado a esses dois ainda temos problemas como o material didático a ser escolhido, subdivisão de temas e unidades, avaliação. Elucidar esses questionamentos nos obriga a pensar sobre a importância da filosofia para a educação. Ela voltou, mas trouxe consigo todas essas interrogações e incertezas. No entanto, o que podemos esperar da filosofia? Clássicos como Rousseau e Freire nos apontam alguns caminhos, já que para ambos, não podemos falar sobre educação sem nos remetermos a bases mais amplas, conforme as obras: “Emílio ou Da Educação” (1762) e “Educação como prática da liberdade”. Isso inclui uma visão de ser humano e de sociedade, respectivamente. Assim, ensinar filosofia implica na elaboração de um discurso sobre a realidade na qual estamos inseridos. Para bem compreendê-la precisamos saber que ser humano formar e para qual sociedade.ReferênciasFREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_18_24_47_idinscrito_483_249cc0ac3a8b7fa4490cc0e8b36bf082.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACÍLIO GOMES DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "OTACÍLIO GOMES" "autor_email" => "otacilio.uepb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4813 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 483 "titulo" => "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE PODEMOS APRENDER DE ROUSSEAU E PAULO FREIRE?" "resumo" => "Ensinar filosofia ainda se revela como um desafio importante para o professor. Isso se deve primeiramente à própria dificuldade que o conhecimento filosófico nos impõe, pois como falar de um saber complexo de forma entendível? Talvez a comunicação seja um primeiro empecilho para aquele que se propõe a educar por intermédio do conhecimento filosófico. Outro obstáculo diz respeito aos inúmeros preconceitos que envolvem a filosofia e o professor de filosofia. Aliado a esses dois ainda temos problemas como o material didático a ser escolhido, subdivisão de temas e unidades, avaliação. Elucidar esses questionamentos nos obriga a pensar sobre a importância da filosofia para a educação. Ela voltou, mas trouxe consigo todas essas interrogações e incertezas. No entanto, o que podemos esperar da filosofia? Clássicos como Rousseau e Freire nos apontam alguns caminhos, já que para ambos, não podemos falar sobre educação sem nos remetermos a bases mais amplas, conforme as obras: “Emílio ou Da Educação” (1762) e “Educação como prática da liberdade”. Isso inclui uma visão de ser humano e de sociedade, respectivamente. Assim, ensinar filosofia implica na elaboração de um discurso sobre a realidade na qual estamos inseridos. Para bem compreendê-la precisamos saber que ser humano formar e para qual sociedade.ReferênciasFREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_18_24_47_idinscrito_483_249cc0ac3a8b7fa4490cc0e8b36bf082.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACÍLIO GOMES DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "OTACÍLIO GOMES" "autor_email" => "otacilio.uepb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }