Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESBRAVANDO HORIZONTES: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4789
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 1071
    "titulo" => "DESBRAVANDO HORIZONTES: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Faz-se necessário no processo educativo, de uma leitura mais dinâmica e diferenciada do mundo vivido e percebido. Nesse contexto, a aula de campo na disciplina história é essencial, pois através dela é possível identificar de fato o que é estudado em sala de aula, possibilitando dessa maneira para a percepção do aluno, às diversas interações do homem e o seu meio.  Neste sentido a leitura de mundo transcende a leitura de paisagens como fotografias estáticas, uma paisagem em que o aluno se percebe enquanto sujeito atuante e passível de reescrever seu mundo. Este trabalho discute as contribuições das aulas de campo desenvolvidas com alunos do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raúl Córdula em parceria com o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – História, da Universidade Estadual de Campina Grande, como ferramenta pedagógica, contribuindo dessa maneira para o processo de ensino aprendizagem da disciplina história."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2013_14_52_20_idinscrito_1071_26a8c2e64d49ad9bcb2090054f21e0fe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS BATISTA DE ALMEIDA."
    "autor_nome_curto" => "GRAÇAS ALMEIDA"
    "autor_email" => "gracas_almeida@hotmail.co"
    "autor_ies" => "E. E. E. F. E M. PROFESSOR RAUL CORDULA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4789
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 1071
    "titulo" => "DESBRAVANDO HORIZONTES: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Faz-se necessário no processo educativo, de uma leitura mais dinâmica e diferenciada do mundo vivido e percebido. Nesse contexto, a aula de campo na disciplina história é essencial, pois através dela é possível identificar de fato o que é estudado em sala de aula, possibilitando dessa maneira para a percepção do aluno, às diversas interações do homem e o seu meio.  Neste sentido a leitura de mundo transcende a leitura de paisagens como fotografias estáticas, uma paisagem em que o aluno se percebe enquanto sujeito atuante e passível de reescrever seu mundo. Este trabalho discute as contribuições das aulas de campo desenvolvidas com alunos do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raúl Córdula em parceria com o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – História, da Universidade Estadual de Campina Grande, como ferramenta pedagógica, contribuindo dessa maneira para o processo de ensino aprendizagem da disciplina história."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2013_14_52_20_idinscrito_1071_26a8c2e64d49ad9bcb2090054f21e0fe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS BATISTA DE ALMEIDA."
    "autor_nome_curto" => "GRAÇAS ALMEIDA"
    "autor_email" => "gracas_almeida@hotmail.co"
    "autor_ies" => "E. E. E. F. E M. PROFESSOR RAUL CORDULA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Faz-se necessário no processo educativo, de uma leitura mais dinâmica e diferenciada do mundo vivido e percebido. Nesse contexto, a aula de campo na disciplina história é essencial, pois através dela é possível identificar de fato o que é estudado em sala de aula, possibilitando dessa maneira para a percepção do aluno, às diversas interações do homem e o seu meio. Neste sentido a leitura de mundo transcende a leitura de paisagens como fotografias estáticas, uma paisagem em que o aluno se percebe enquanto sujeito atuante e passível de reescrever seu mundo. Este trabalho discute as contribuições das aulas de campo desenvolvidas com alunos do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raúl Córdula em parceria com o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – História, da Universidade Estadual de Campina Grande, como ferramenta pedagógica, contribuindo dessa maneira para o processo de ensino aprendizagem da disciplina história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.