Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFORMÁTICA E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, IDOSOS Pôster (PO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47655
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1995
    "inscrito_id" => 7939
    "titulo" => "INFORMÁTICA E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES"
    "resumo" => "O trabalho desenvolvido trata-se de um estudo exploratório, realizado com usuários idosos incluídos digitalmente, cuja problemática é a mudança para a era digital, a partir do entendimento dos próprios idosos. O objetivo foi orientado em compreender os interesses, expectativas e objetivos dos idosos ao participarem de um curso de informática, bem como as dificuldades e métodos de para aprenderem informática. Como metodologia do estudo, os participantes, idosos regularmente matriculados no curso de informática, responderam um questionário contendo questões objetivas, o qual avaliaram as suas motivações, as perspectivas e os propósitos voltados para sua atualização em meio a tecnologia atual e adquirir de conhecimento. As dificuldades relacionadas foram em relação ao manuseio do computador. Os resultados desta, mostram que os idosos passam pela inclusão digital de modo heterogênico. Para alguns, esse processo ocorre de um modo mais natural, para outros, há uma descontinuidade, fazendo-os sentir que precisam buscar uma formação em informática. Pode-se concluir que, a intuição dos idosos quanto à inclusão digital que vivenciam é influenciada por pelos elementos da motivação para a inclusão e a forma como se relacionam com as tecnologias ao longo de suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, IDOSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID7939_09092018155211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE HELOISE FELIX DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KARINE SOUSA"
    "autor_email" => "karinesousa@lc.ci.ufpb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47655
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1995
    "inscrito_id" => 7939
    "titulo" => "INFORMÁTICA E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES"
    "resumo" => "O trabalho desenvolvido trata-se de um estudo exploratório, realizado com usuários idosos incluídos digitalmente, cuja problemática é a mudança para a era digital, a partir do entendimento dos próprios idosos. O objetivo foi orientado em compreender os interesses, expectativas e objetivos dos idosos ao participarem de um curso de informática, bem como as dificuldades e métodos de para aprenderem informática. Como metodologia do estudo, os participantes, idosos regularmente matriculados no curso de informática, responderam um questionário contendo questões objetivas, o qual avaliaram as suas motivações, as perspectivas e os propósitos voltados para sua atualização em meio a tecnologia atual e adquirir de conhecimento. As dificuldades relacionadas foram em relação ao manuseio do computador. Os resultados desta, mostram que os idosos passam pela inclusão digital de modo heterogênico. Para alguns, esse processo ocorre de um modo mais natural, para outros, há uma descontinuidade, fazendo-os sentir que precisam buscar uma formação em informática. Pode-se concluir que, a intuição dos idosos quanto à inclusão digital que vivenciam é influenciada por pelos elementos da motivação para a inclusão e a forma como se relacionam com as tecnologias ao longo de suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, IDOSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID7939_09092018155211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE HELOISE FELIX DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KARINE SOUSA"
    "autor_email" => "karinesousa@lc.ci.ufpb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho desenvolvido trata-se de um estudo exploratório, realizado com usuários idosos incluídos digitalmente, cuja problemática é a mudança para a era digital, a partir do entendimento dos próprios idosos. O objetivo foi orientado em compreender os interesses, expectativas e objetivos dos idosos ao participarem de um curso de informática, bem como as dificuldades e métodos de para aprenderem informática. Como metodologia do estudo, os participantes, idosos regularmente matriculados no curso de informática, responderam um questionário contendo questões objetivas, o qual avaliaram as suas motivações, as perspectivas e os propósitos voltados para sua atualização em meio a tecnologia atual e adquirir de conhecimento. As dificuldades relacionadas foram em relação ao manuseio do computador. Os resultados desta, mostram que os idosos passam pela inclusão digital de modo heterogênico. Para alguns, esse processo ocorre de um modo mais natural, para outros, há uma descontinuidade, fazendo-os sentir que precisam buscar uma formação em informática. Pode-se concluir que, a intuição dos idosos quanto à inclusão digital que vivenciam é influenciada por pelos elementos da motivação para a inclusão e a forma como se relacionam com as tecnologias ao longo de suas vidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.