Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE FITOPATOLOGIAS DA BANANEIRA E A INFLUÊNCIA DESTE ASSUNTO NO ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: CULTURA DA BANANEIRA, ENSINO DE BOTÂNICA, FITOPATOLOGIAS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O município de Camutanga, em Pernambuco, contribui com relevância na produção nacional de banana, que é bastante significativa. Entretanto, é sabido que muitos patógenos atacam este vegetal minimizando a safra. Por isso, a importância de se pesquisar sobre esta cultura, que servirá de grande aprendizado, na identificação dos patógenos que a atingem. O presente trabalho tem por objetivos: analisar a percepção e conhecimento dos estudantes do ensino médio sobre fitopatologias da bananeira, bem como, descrever sua morfologia vegetal. Foi feito um levantamento prévio das doenças que acometem as plantações de banana para em seguida realizar palestra/aula em escola do município abordando a seguinte temática: “Morfologia vegetal da bananeira e os principais patógenos que a acometem”. Com os alunos do 2º ano do ensino médio. Utilizando recursos lúdico e atividades para exercitar o aprendizado, no decorrer da palestra foram aplicados questionários. Com base nos questionários respondidos pelos discentes, a participação durante o processo e a atividade de sondagem aplicada, relatamos informações relacionadas à morfologia vegetal (tipo de caule, partes da folha, função dos órgãos da planta) e as principais patologias que acometem a bananeira, descrevendo os agentes causadores. Na etapa seguinte foi aplicado outro questionário, e os resultados obtidos foram satisfatórios. Os alunos associaram bem as doenças trabalhadas e a morfologia do vegetal estudado. Concluímos assim, a eficiência em descrever informações deste vegetal por sua importância para a região, com uma estratégia interdisciplinar, ferramenta que serviu de base para apresentar temáticas envolvendo botânica (morfologia) como também fitopatologia.

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