Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A OFICINA COMO PRÁTICA EDUCACIONAL NO APOIO À ATUAÇÃO DO JOVEM APRENDIZ JUNTO AO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DO CEPSL.

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

A inserção do jovem no mercado de trabalho se torna cada vez mais difícil, pois há um alto crescimento no nível de instrução dos brasileiros. Tendo em vista esta dificuldade uma das maneiras de ingressar no mercado de trabalho é como categoria jovem aprendiz. O SENAI é uma das principais escolas que oferecem esses cursos e investem na capacitação desses jovens que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Para ter as aulas práticas na empresa é feito um contrato de aprendizagem entre a empresa, o SENAI e o aprendiz. Este artigo levanta a temática estudada no enfoque da Educação Básica Profissionalizante do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Centro de Educação Profissional Profº Stênio Lopes. Tem-se como objetivo mostrar a atuação e grandeza das oficinas como método de prática educacional que une a teoria com a prática para os alunos jovens aprendizes do CEPSL. É considerado um Estudo de Caso por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real. O Estudo teve como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, pois foram utilizados materiais já publicados. Também é considerado análise observatória, pelo acompanhamento do cotidiano escolar e das aulas práticas.

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