Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA DE NÍVEIS DE ANÁLISE PARA COMPREENSÃO SOBRE O FENÔMENO DO BULLYING NA ESCOLA

Palavra-chaves: BULLYING, ESCOLA, NÍVEIS DE ANÁLISE, INTERVENÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Bullying pode ser interpretado como uma série de comportamentos hostis ou agressivos, realizados por um indivíduo ou grupo, sejam estes de ordem física e/ou psicológica. Estes são praticados com o intuito de coagir, humilhar, machucar e/ou excluir determinado sujeito que se encontra potencialmente vulnerável em uma relação de desigualdade de poder. Produzir uma análise que alcance dimensões micro e macro do fenômeno é desafiador. Fenômenos como o Bullying, exigem uma preocupação multinível, uma vez que transpõem ações isoladas de um contexto. Este trabalho teve como objetivo realizar uma classificação de artigos acadêmicos brasileiros que possuíam o Bullying como temática principal. Buscou-se compreender assim, as tendências de análise que os pesquisadores têm usado para interpretar esse fenômeno e sua classificação com base nos níveis de análise propostos por Willem Doise. Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática ou categorial. Nesta, os conteúdos dos artigos foram classificados em unidades de significação e reunidos em categorias. As categorias foram construídas com base nos quatro níveis de análise proposto por Doise, Intraindividual, Interindivídual, Intergrupal e Societal. Os resultados apontam para uma maioria de artigos que buscaram analisar o Bullying em uma perspectiva situacional, correspondente ao nível interindividual. A combinação dos quatro níveis de analise pode fornecer uma lente ampla para a compreensão do fenômeno na escola. A forma como se interpreta o Bullying na realidade contribui também para a construção de intervenções holísticas que considerem a integração de múltiplos fatores em seus objetivos.

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