Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE APRENDIZAGEM TANGENCIAL NA DISCIPLINA DE ESTAGIO IV NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM TANGENCIAL, QUIMICA, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46349
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1652
    "inscrito_id" => 9766
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE APRENDIZAGEM TANGENCIAL NA DISCIPLINA DE ESTAGIO IV NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "A aprendizagem tangencial é construída através de uma proposta trazida pelo aluno para a sala de aula, deste modo é possível sair das tradicionais aulas, criando assim uma aula diferenciada para o aluno. Com a aprendizagem tangencial é possível perceber que as aulas não precisam ter o professor como responsável único pelo conhecimento, mas é possível tornar o aluno participante ativo deste conhecimento. O trabalho teve por objetivo trabalhar a temática “Química da ficção”, a partir da divulgação científica e dos filmes/series propostos pelos alunos. Foi solicitado que cada grupo escolhesse um filme/serie cuja a temática pudesse ser trabalhada através de algum conteúdo da química, onde este deveria ser apresentado a turma. Após as discussões realizadas durante a apresentação foi possível perceber o interesse da turma pela disciplina de química; uma vez que os alunos passaram a perceber  química presente nas suas vidas, o que justificava a necessidade e a aplicabilidade dos conteúdos no seu cotidiano. É importante ainda ressaltar que o engajamento dos alunos quando realizam atividades que são propostas por eles, é muito significativo uma vez que estas atividades permitem que os mesmos reflitam sobre a importância do trabalho em grupo. Assim, podemos concluir que a aprendizagem tangencial é um fator que auxilia a relação aluno-professor, melhora o interesse dos alunos por determinas temáticas, além de favorecer um maior engajamento dos alunos quando trabalham em grupo com temáticas propostas pelos mesmos. Todos esses ganhos contribuem para que haja uma melhora do processo de aprendizagem dos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM TANGENCIAL, QUIMICA, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9766_07092018190020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA LOURENCO SILVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "palomalsaraujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46349
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1652
    "inscrito_id" => 9766
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE APRENDIZAGEM TANGENCIAL NA DISCIPLINA DE ESTAGIO IV NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "A aprendizagem tangencial é construída através de uma proposta trazida pelo aluno para a sala de aula, deste modo é possível sair das tradicionais aulas, criando assim uma aula diferenciada para o aluno. Com a aprendizagem tangencial é possível perceber que as aulas não precisam ter o professor como responsável único pelo conhecimento, mas é possível tornar o aluno participante ativo deste conhecimento. O trabalho teve por objetivo trabalhar a temática “Química da ficção”, a partir da divulgação científica e dos filmes/series propostos pelos alunos. Foi solicitado que cada grupo escolhesse um filme/serie cuja a temática pudesse ser trabalhada através de algum conteúdo da química, onde este deveria ser apresentado a turma. Após as discussões realizadas durante a apresentação foi possível perceber o interesse da turma pela disciplina de química; uma vez que os alunos passaram a perceber  química presente nas suas vidas, o que justificava a necessidade e a aplicabilidade dos conteúdos no seu cotidiano. É importante ainda ressaltar que o engajamento dos alunos quando realizam atividades que são propostas por eles, é muito significativo uma vez que estas atividades permitem que os mesmos reflitam sobre a importância do trabalho em grupo. Assim, podemos concluir que a aprendizagem tangencial é um fator que auxilia a relação aluno-professor, melhora o interesse dos alunos por determinas temáticas, além de favorecer um maior engajamento dos alunos quando trabalham em grupo com temáticas propostas pelos mesmos. Todos esses ganhos contribuem para que haja uma melhora do processo de aprendizagem dos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM TANGENCIAL, QUIMICA, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9766_07092018190020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA LOURENCO SILVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "palomalsaraujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A aprendizagem tangencial é construída através de uma proposta trazida pelo aluno para a sala de aula, deste modo é possível sair das tradicionais aulas, criando assim uma aula diferenciada para o aluno. Com a aprendizagem tangencial é possível perceber que as aulas não precisam ter o professor como responsável único pelo conhecimento, mas é possível tornar o aluno participante ativo deste conhecimento. O trabalho teve por objetivo trabalhar a temática “Química da ficção”, a partir da divulgação científica e dos filmes/series propostos pelos alunos. Foi solicitado que cada grupo escolhesse um filme/serie cuja a temática pudesse ser trabalhada através de algum conteúdo da química, onde este deveria ser apresentado a turma. Após as discussões realizadas durante a apresentação foi possível perceber o interesse da turma pela disciplina de química; uma vez que os alunos passaram a perceber química presente nas suas vidas, o que justificava a necessidade e a aplicabilidade dos conteúdos no seu cotidiano. É importante ainda ressaltar que o engajamento dos alunos quando realizam atividades que são propostas por eles, é muito significativo uma vez que estas atividades permitem que os mesmos reflitam sobre a importância do trabalho em grupo. Assim, podemos concluir que a aprendizagem tangencial é um fator que auxilia a relação aluno-professor, melhora o interesse dos alunos por determinas temáticas, além de favorecer um maior engajamento dos alunos quando trabalham em grupo com temáticas propostas pelos mesmos. Todos esses ganhos contribuem para que haja uma melhora do processo de aprendizagem dos alunos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.