ESTRATÉGIAS E HABILIDADES ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INICIAÇÃO A PRÁTICA DOCENTE
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4623 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 1651 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E HABILIDADES ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INICIAÇÃO A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas, requer de nós, professores, habilidades e competências que possam potencializar a aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos o objetivo de apresentar pareceres a respeito de como são aplicados os conhecimentos adquiridos no decorrer da licenciatura pelos professores em formação. Queremos acentuar, ademais, a importância da disciplina estágio supervisionado no âmbito acadêmico, no processo da formação docente do educador. O estágio supervisionado é o campo de pesquisa que insere o aluno, professor em formação, no ambiente próprio de ensino, para coleta de dados e acompanhamento de uma prática reflexiva. Pois, é a partir da análise e observação da prática do outro que adquirimos estratégias e habilidades de ensino-aprendizagem que levaremos para nossa sala de aula. O conhecimento empírico que o ambiente educativo proporciona, mostra que a dicotomia existente entre a teoria e a prática docente é acentuada na experiência do estágio supervisionado, porque o futuro professor se depara com a realidade tal qual ela é, e com isso, se reconhece como componente fundamental para melhoria do ensino-aprendizagem. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1993-2008), Consolo (2000), Corder (1973), Duque (2004), Selma Pimenta (2002), Vieira-Abrahão (2000/2001), (Moreno Fernández, 2000), cujas teorias se inter-relacionam com o professor e sua prática docente. A dicotomia entre a teoria e a prática no meio educacional, é o ponto de partida para nossa pesquisa, já que, muitas vezes, a teoria vista na universidade não condiz com a prática exercida no contexto escolar. Portanto, para que o ensino de línguas seja eficaz e baseado na aprendizagem do outro, vários aspectos entram em jogo: estratégias, habilidades e experiências do professor." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_08_10_2013_16_17_05_idinscrito_1651_45981ca5233c67d8c394c8a80b6e5a3c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIANA DAS NEVES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALIANA BARBOSA" "autor_email" => "a_liana_barbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4623 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 1651 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E HABILIDADES ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INICIAÇÃO A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas, requer de nós, professores, habilidades e competências que possam potencializar a aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos o objetivo de apresentar pareceres a respeito de como são aplicados os conhecimentos adquiridos no decorrer da licenciatura pelos professores em formação. Queremos acentuar, ademais, a importância da disciplina estágio supervisionado no âmbito acadêmico, no processo da formação docente do educador. O estágio supervisionado é o campo de pesquisa que insere o aluno, professor em formação, no ambiente próprio de ensino, para coleta de dados e acompanhamento de uma prática reflexiva. Pois, é a partir da análise e observação da prática do outro que adquirimos estratégias e habilidades de ensino-aprendizagem que levaremos para nossa sala de aula. O conhecimento empírico que o ambiente educativo proporciona, mostra que a dicotomia existente entre a teoria e a prática docente é acentuada na experiência do estágio supervisionado, porque o futuro professor se depara com a realidade tal qual ela é, e com isso, se reconhece como componente fundamental para melhoria do ensino-aprendizagem. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1993-2008), Consolo (2000), Corder (1973), Duque (2004), Selma Pimenta (2002), Vieira-Abrahão (2000/2001), (Moreno Fernández, 2000), cujas teorias se inter-relacionam com o professor e sua prática docente. A dicotomia entre a teoria e a prática no meio educacional, é o ponto de partida para nossa pesquisa, já que, muitas vezes, a teoria vista na universidade não condiz com a prática exercida no contexto escolar. Portanto, para que o ensino de línguas seja eficaz e baseado na aprendizagem do outro, vários aspectos entram em jogo: estratégias, habilidades e experiências do professor." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_08_10_2013_16_17_05_idinscrito_1651_45981ca5233c67d8c394c8a80b6e5a3c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIANA DAS NEVES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALIANA BARBOSA" "autor_email" => "a_liana_barbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }