Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CAMPOS SALES.

Palavra-chaves: FEIRA DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A sociedade atual passa por constantes mudanças sociais, políticas e, principalmente, científicas. Assim, o ensino em geral deve promover uma educação que atenda a esse crescimento, atualizando-se constantemente, formando cidadãos críticos,capazes de contribuir para a melhoria da sociedade. Nessa perspectiva,considerando as Feiras como possibilidade de atualização e formação de alunos e professores da Educação Básica, este projeto traça a abordagem científica estabelecida nas Feiras de Ciências desenvolvidas na EEM de Campos Sales. Tais feiras têm o intuito de promover a Alfabetização Científica e possibilitar a compreensão das Ciências pelos alunos. Temos como objetivo geral realizar um estudo sobre o encadeamento entre a Feira de Ciências na EEM de Campos Sales e o processo de alfabetização científica de alunos e professores no ensino básico da referida escola, retratando a importância de compreender a educação científica ainda no ensino médio. Foi investigado o processo de produção e organização das Feiras de Ciências na EEM de Campos Sales, as percepções de seus idealizadores, bem como as concepções de professores e alunos da referida escola, que já teve projetos vencedores em de edições de feiras regionais e estaduais, quanto ao desenvolvimento da Alfabetização Científica em âmbito escolar. A coleta de dados deu-se por meio de análise documental dos editais das Feiras, grupo focal com os alunos que participam ou já participaram de alguma feira, e entrevistas com a coordenação da escola e com os professores orientadores dos projetos, todas registradas em áudio e por imagens. Os dados, após analisados, revelaram que as Feiras de Ciências na EEM de Campos Sales não são apenas um evento de culminância, mas um incentivo às atividades científicas dentro e fora da escola, por meio da socialização e intercâmbio que realiza. A elaboração de projetos é um trabalho árduo, mas os alunos e a escola conseguem superar as dificuldades com persistência e estudo. A participação nas Feiras de Ciências influenciam a educação e a vida cotidiana dos estudantes, que adquirem não só conhecimentos, mas autonomia, e passam a contribuir no processo de ensino-aprendizagem e na melhoria da comunidade onde vivem. Diante do desenvolvimento do projeto percebemos que as escolas da rede estadual de ensino do ceará bem como a Secretaria Estadual de Educação, possuem políticas eficazes de incentivo à participação nas feiras, mas ainda não atinge todos os docentes da rede pública. No caso dos estudantes que participam das feiras de ciências seja na etapa escolar, regional, estadual ou nacional, existe, sim, uma melhoria na alfabetização científica que recebem. Esses alunos demonstraram ainda atitudes científica, social e pedagógica. Com a pesquisa, conhecemos a realidade da educação científica proposta e executada através das Feiras, o uso dos aspectos científicos pela organização, professor e alunos e o alcance dos objetivos a que se propõem:auxílio no ensino e na aprendizagem, aproximação entre escola e sociedade, promoção e valorização de vocações e talentos para a Ciência e promoção de uma Alfabetização Científica sólida e eficiente, contribuindo para uma educação crítica em relação aos avanços, problemáticas e demais fatores da sociedade moderna.

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