Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE BRUNO LATOUR NA CONSTRUÇÃO DE FATOS CIENTÍFICOS: CONEXÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM AS BASES EPISTEMOLÓGICAS

Palavra-chaves: LITERATURA, FATOS CIENTÍFICOS, BASES EPISTEMOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46007
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 460
    "titulo" => "A LITERATURA DE BRUNO LATOUR NA CONSTRUÇÃO DE FATOS CIENTÍFICOS: CONEXÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM AS BASES EPISTEMOLÓGICAS"
    "resumo" => "O propósito deste artigo é apresentar os principais elementos que constituem as bases epistemológicas da ciência e a construção científica defendida na literatura de Bruno Latour em seu estudo. A partir da apresentação dos principais pontos que constituem sua adoção dos métodos de ciência faremos as aproximações às ideias e conceitos relacionados ao projeto de pesquisa. O trabalho se constrói pautado na revisão da literatura indicada para estudos, na elaboração de fichamento dos textos, na discussão desenvolvida na coletividade da compreensão dos escritos dos autores e no exercício relacional entre a teoria e o projeto de pesquisa, estabelecendo sintonia do trabalho prático com o arcabouço teórico. Dentro da proposta de estudos obtivemos como resultados o enriquecimento teórico nas correntes científicas que embasam o projeto de pesquisa. Por fim, compreendemos que as construções dos fatos científicos embasam o pensamento científico, sua contribuição é fundamental na articulação do projeto de pesquisa aos estudos formulados no decorrer da disciplina. Portanto, concluímos que a literatura de Latour (2011) representa a tomada de consciência da construção científica que potencializam escolhas que serão a base dos estudos de campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, FATOS CIENTÍFICOS, BASES EPISTEMOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID460_14042018223227.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CLAY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON RODRIGUES"
    "autor_email" => "anderson_clay@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46007
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 460
    "titulo" => "A LITERATURA DE BRUNO LATOUR NA CONSTRUÇÃO DE FATOS CIENTÍFICOS: CONEXÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM AS BASES EPISTEMOLÓGICAS"
    "resumo" => "O propósito deste artigo é apresentar os principais elementos que constituem as bases epistemológicas da ciência e a construção científica defendida na literatura de Bruno Latour em seu estudo. A partir da apresentação dos principais pontos que constituem sua adoção dos métodos de ciência faremos as aproximações às ideias e conceitos relacionados ao projeto de pesquisa. O trabalho se constrói pautado na revisão da literatura indicada para estudos, na elaboração de fichamento dos textos, na discussão desenvolvida na coletividade da compreensão dos escritos dos autores e no exercício relacional entre a teoria e o projeto de pesquisa, estabelecendo sintonia do trabalho prático com o arcabouço teórico. Dentro da proposta de estudos obtivemos como resultados o enriquecimento teórico nas correntes científicas que embasam o projeto de pesquisa. Por fim, compreendemos que as construções dos fatos científicos embasam o pensamento científico, sua contribuição é fundamental na articulação do projeto de pesquisa aos estudos formulados no decorrer da disciplina. Portanto, concluímos que a literatura de Latour (2011) representa a tomada de consciência da construção científica que potencializam escolhas que serão a base dos estudos de campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, FATOS CIENTÍFICOS, BASES EPISTEMOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID460_14042018223227.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CLAY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON RODRIGUES"
    "autor_email" => "anderson_clay@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar os principais elementos que constituem as bases epistemológicas da ciência e a construção científica defendida na literatura de Bruno Latour em seu estudo. A partir da apresentação dos principais pontos que constituem sua adoção dos métodos de ciência faremos as aproximações às ideias e conceitos relacionados ao projeto de pesquisa. O trabalho se constrói pautado na revisão da literatura indicada para estudos, na elaboração de fichamento dos textos, na discussão desenvolvida na coletividade da compreensão dos escritos dos autores e no exercício relacional entre a teoria e o projeto de pesquisa, estabelecendo sintonia do trabalho prático com o arcabouço teórico. Dentro da proposta de estudos obtivemos como resultados o enriquecimento teórico nas correntes científicas que embasam o projeto de pesquisa. Por fim, compreendemos que as construções dos fatos científicos embasam o pensamento científico, sua contribuição é fundamental na articulação do projeto de pesquisa aos estudos formulados no decorrer da disciplina. Portanto, concluímos que a literatura de Latour (2011) representa a tomada de consciência da construção científica que potencializam escolhas que serão a base dos estudos de campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.