Esta pesquisa acadêmica, de cunho bibliográfico, apresenta alguns trabalhos relacionados sobre como abordar a Física Moderna e Contemporânea (FMC) dentro da sala de aula, em particular os que utilizam os temas que envolvem Cosmologia. Desse modo, foi feito um levantamento sobre o que já foi trabalhado acerca do assunto nas escolas, com o intuito de nos ajudar com o próximo passo, que será elaborar um material que envolva temas dentro da Cosmologia, que por sua vez serão estruturados de modo que possam ser desenvolvidos ao longo das três séries do Ensino Médio. A proposta é que estes temas vão além da Cosmologia já conhecida, estudada e trabalhada nas escolas dos gregos à Galileu, tendo como foco também, conteúdos mais atuais e mais contemporâneos, tais como buracos negros, supernovas, redshift, constante de Hubble, entre outros, e com isso,relacionar essa física mais atual com a realidade na qual nossos alunos fazem parte. Assim, o presente artigo tem como intento provocar uma reflexão sobre a necessidade de atualização da física praticada em sala de aula, procurando torná-la mais atrativa, fazendo com que os conteúdos possam ser abordados de maneira dinâmica, tornando o conhecimento prazeroso. Portanto, nesta reflexão, entende-se que apesar de já existir a pratica, mesmo que ainda muito tímida, da utilização da FMC, até agora a predominância é de uma física do século XVII, quando se sobra tempo fala-se superficialmente de algo ligado a FMC.