LETRAMENTO LITERÁRIO E LETRAMENTO CULTURAL EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA POSSÍVEL A PARTIR DA LITERATURA REGIONAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45365 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO E LETRAMENTO CULTURAL EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA POSSÍVEL A PARTIR DA LITERATURA REGIONAL" "resumo" => "Para a realização de uma leitura exige-se que o indivíduo seja alfabetizado, entretanto para tornar-se leitor literário é necessário o cultivo do hábito leitor, que deve ser fomentado principalmente na Escola, por ser a mais importante agência de letramento. A compreensão da leitura de um texto está intimamente relacionada com a ativação do intertexto leitor para que o mesmo consiga entender e interpretar aquilo que está lendo. Os conhecimentos prévios do leitor e, consequentemente, a compreensão leitora pode ser facilitada quando há, por parte do leitor, uma identificação leitora/literária, contextual, histórica e cultural . Assim, (re)conhecer-se como leitor, identificar-se com aquilo que está lendo é um dos primeiros passos para a criação do hábito de ler literatura, e consequentemente, da formação do leitor literário. Esse hábito leitor, na contemporaneidade, vem dividindo espaço com inúmeras possibilidades de fruição, por isso tornando-se imprescindível considerar as experiências do leitor e proporcionar, em contexto escolar, leituras que possam ser dialógicas com seu contexto, possibilitando que a leitura vá além da compreensão textual, mas que vincule linguagem e realidade para que haja a leitura de mundo, conforme defende Freire (2011). A partir dessa reflexão, pretende-se nesse trabalho discutir sobre a importância da escolarização da literatura regional para fomento do letramento literário e letramento cultural de alunos do 1º ano do ensino médio. Adota-se como referencial teórico as contribuições de Candido (1995), Mendoza Fillola (1998; 1999; 2001; 2003; 2004), Soares (2004; 2006), Kleiman (2005), Aragão (2006), Todorov (2010), Paulino (2010) e Cosson (2014a; 2014b) e Street (2014). Nesse trabalho, um recorte da dissertação, vinculado ao GPLEER – Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)Leitura do mundo da Universidade Estadual do Ceará – UECE, discutem-se questões teóricas relacionadas ao estudo em andamento, sobretudo no que se refere à formação de leitores, letramento literário e letramento cultural em ambiente escolar. Os resultados parciais apontam que as experiências literárias com obras regionais fomentam o processo fértil de identificação e interação entre leitor-texto-contexto, contribuindo para o processo de formação de leitores e para o fomento de multiletramentos em contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA REGIONAL, ENSINO MÉDIO, LETRAMENTO LITERÁRIO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID415_23072018153814.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYA OLIVEIRA DA SILVA SOUZA PARENTE" "autor_nome_curto" => "LYA PARENTE" "autor_email" => "lya.loss@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45365 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO E LETRAMENTO CULTURAL EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA POSSÍVEL A PARTIR DA LITERATURA REGIONAL" "resumo" => "Para a realização de uma leitura exige-se que o indivíduo seja alfabetizado, entretanto para tornar-se leitor literário é necessário o cultivo do hábito leitor, que deve ser fomentado principalmente na Escola, por ser a mais importante agência de letramento. A compreensão da leitura de um texto está intimamente relacionada com a ativação do intertexto leitor para que o mesmo consiga entender e interpretar aquilo que está lendo. Os conhecimentos prévios do leitor e, consequentemente, a compreensão leitora pode ser facilitada quando há, por parte do leitor, uma identificação leitora/literária, contextual, histórica e cultural . Assim, (re)conhecer-se como leitor, identificar-se com aquilo que está lendo é um dos primeiros passos para a criação do hábito de ler literatura, e consequentemente, da formação do leitor literário. Esse hábito leitor, na contemporaneidade, vem dividindo espaço com inúmeras possibilidades de fruição, por isso tornando-se imprescindível considerar as experiências do leitor e proporcionar, em contexto escolar, leituras que possam ser dialógicas com seu contexto, possibilitando que a leitura vá além da compreensão textual, mas que vincule linguagem e realidade para que haja a leitura de mundo, conforme defende Freire (2011). A partir dessa reflexão, pretende-se nesse trabalho discutir sobre a importância da escolarização da literatura regional para fomento do letramento literário e letramento cultural de alunos do 1º ano do ensino médio. Adota-se como referencial teórico as contribuições de Candido (1995), Mendoza Fillola (1998; 1999; 2001; 2003; 2004), Soares (2004; 2006), Kleiman (2005), Aragão (2006), Todorov (2010), Paulino (2010) e Cosson (2014a; 2014b) e Street (2014). Nesse trabalho, um recorte da dissertação, vinculado ao GPLEER – Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)Leitura do mundo da Universidade Estadual do Ceará – UECE, discutem-se questões teóricas relacionadas ao estudo em andamento, sobretudo no que se refere à formação de leitores, letramento literário e letramento cultural em ambiente escolar. Os resultados parciais apontam que as experiências literárias com obras regionais fomentam o processo fértil de identificação e interação entre leitor-texto-contexto, contribuindo para o processo de formação de leitores e para o fomento de multiletramentos em contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA REGIONAL, ENSINO MÉDIO, LETRAMENTO LITERÁRIO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID415_23072018153814.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYA OLIVEIRA DA SILVA SOUZA PARENTE" "autor_nome_curto" => "LYA PARENTE" "autor_email" => "lya.loss@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }