DA PARTE PARA O TODO: AS METÁFORAS VISUAIS E A TEMÁTICA DA SEPARAÇÃO EM LIVROS ILUSTRADOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45325 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "DA PARTE PARA O TODO: AS METÁFORAS VISUAIS E A TEMÁTICA DA SEPARAÇÃO EM LIVROS ILUSTRADOS" "resumo" => "Os livros infantis, comumente, constituem-se a partir de uma articulação entre dois elementos: o texto escrito e a imagem visual, ambos determinantes na construção dos sentidos das narrativas. . Partimos da definição de livro ilustrado ou livro com imagem como o livro que apresenta imagens seqüenciadas que estabelecem sentidos em sua relação com o texto e a apresentação de personagens a partir de determinada situação em que estão presentes a dimensão temporal e espacial. Discutiremos inicialmente o percurso histórico das definições sobre o livro infantil ilustrado e suas particularidades de construção, posteriormente, desenvolveremos considerações sobre Lá e Aqui (2015) de Carolyna Moreyra, ilustrado por Odilon Moraes e O reino partido ao meio (2016) de Rosa Amanda Strausz, ilustrado por Natalia Colombo. Nos dois enredos o tema proposto é o processo de separação de um casal. Entre imagens de páginas duplas, sem margens e sem fundo, as histórias se estabelecem através de jogos metonímicos e metafóricos de apresentação dos elementos gráficos que compõem o ritmo narrativo. Podemos dizer que o espaço gráfico e narrativo são usados de forma estratégica e um jogo de significados diferente organiza as soluções visuais e a narrativa. Para embasar nossa discussão, utilizaremos as definições de Ramos (2013) sobre imagem e livro infantil, Oliveira (2008) sobre as técnicas para ilustrar obras para crianças, Girotto e Souza (2010) sobre estratégias de leitura e Dondis (2017) acerca da sintaxe visual e suas peculiaridades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, METÁFORA, SINTAXE VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID166_10062018175033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA TAVARES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TAVARES" "autor_email" => "marcia.tavares@ufcg.edu.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45325 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "DA PARTE PARA O TODO: AS METÁFORAS VISUAIS E A TEMÁTICA DA SEPARAÇÃO EM LIVROS ILUSTRADOS" "resumo" => "Os livros infantis, comumente, constituem-se a partir de uma articulação entre dois elementos: o texto escrito e a imagem visual, ambos determinantes na construção dos sentidos das narrativas. . Partimos da definição de livro ilustrado ou livro com imagem como o livro que apresenta imagens seqüenciadas que estabelecem sentidos em sua relação com o texto e a apresentação de personagens a partir de determinada situação em que estão presentes a dimensão temporal e espacial. Discutiremos inicialmente o percurso histórico das definições sobre o livro infantil ilustrado e suas particularidades de construção, posteriormente, desenvolveremos considerações sobre Lá e Aqui (2015) de Carolyna Moreyra, ilustrado por Odilon Moraes e O reino partido ao meio (2016) de Rosa Amanda Strausz, ilustrado por Natalia Colombo. Nos dois enredos o tema proposto é o processo de separação de um casal. Entre imagens de páginas duplas, sem margens e sem fundo, as histórias se estabelecem através de jogos metonímicos e metafóricos de apresentação dos elementos gráficos que compõem o ritmo narrativo. Podemos dizer que o espaço gráfico e narrativo são usados de forma estratégica e um jogo de significados diferente organiza as soluções visuais e a narrativa. Para embasar nossa discussão, utilizaremos as definições de Ramos (2013) sobre imagem e livro infantil, Oliveira (2008) sobre as técnicas para ilustrar obras para crianças, Girotto e Souza (2010) sobre estratégias de leitura e Dondis (2017) acerca da sintaxe visual e suas peculiaridades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, METÁFORA, SINTAXE VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID166_10062018175033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA TAVARES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TAVARES" "autor_email" => "marcia.tavares@ufcg.edu.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }