A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS: DO PROJETO À SALA DE AULA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45227 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS: DO PROJETO À SALA DE AULA" "resumo" => "Há que se reconhecer que as relações do leitor com o texto foram alteradas, exigindo da escola novas práticas pedagógicas que concebem o texto literário como objeto de conhecer de estímulo á fantasia e a imaginação e não mais como obrigação escolar. A leitura passa hoje por uma reconfiguração metodológica, em que o texto assume uma nova configuração. Dentro desse contexto, surgem novas formas de ensinar e aprender, embaladas por uma “contaminação amorosa”. Mas, para que essa contaminação aconteça, é preciso que o professor também seja um leitor, pois, segundo Antunes (2009,p. 201), não se nasce com o gosto pela leitura, a prática leitora precisa de incentivo. É nessa perspectiva que desenvolvemos o Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura com alunos de 6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Campina Grande. Para iniciar as ações aplicamos um questionário a fim de conhecer a história de leitura dos alunos e a partir daí, propusemos atividades de intervenção com o texto literário que contribuíram para o desenvolvimento de práticas de leitura. Como embasamento teórico-metodológico para analisa dos dados, este trabalho se pauta, principalmente em autores que concebem a leitura como prática social e cultural, a exemplo de Chartier (2009); Certeau (1994),Maria (2016), entre outros. Ao definir esse perfil, acreditamos que será possível contribuir com o processo de construção do leitor a partir da leitura de textos literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, LEITOR LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID569_06082018202833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA " "autor_nome_curto" => "AMASILE SOUSA" "autor_email" => "amasilesousa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45227 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS: DO PROJETO À SALA DE AULA" "resumo" => "Há que se reconhecer que as relações do leitor com o texto foram alteradas, exigindo da escola novas práticas pedagógicas que concebem o texto literário como objeto de conhecer de estímulo á fantasia e a imaginação e não mais como obrigação escolar. A leitura passa hoje por uma reconfiguração metodológica, em que o texto assume uma nova configuração. Dentro desse contexto, surgem novas formas de ensinar e aprender, embaladas por uma “contaminação amorosa”. Mas, para que essa contaminação aconteça, é preciso que o professor também seja um leitor, pois, segundo Antunes (2009,p. 201), não se nasce com o gosto pela leitura, a prática leitora precisa de incentivo. É nessa perspectiva que desenvolvemos o Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura com alunos de 6º e 7º ano de uma escola pública na cidade de Campina Grande. Para iniciar as ações aplicamos um questionário a fim de conhecer a história de leitura dos alunos e a partir daí, propusemos atividades de intervenção com o texto literário que contribuíram para o desenvolvimento de práticas de leitura. Como embasamento teórico-metodológico para analisa dos dados, este trabalho se pauta, principalmente em autores que concebem a leitura como prática social e cultural, a exemplo de Chartier (2009); Certeau (1994),Maria (2016), entre outros. Ao definir esse perfil, acreditamos que será possível contribuir com o processo de construção do leitor a partir da leitura de textos literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, LEITOR LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID569_06082018202833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA " "autor_nome_curto" => "AMASILE SOUSA" "autor_email" => "amasilesousa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }