ALCANÇAR A MARGEM É PRECISO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45286 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "ALCANÇAR A MARGEM É PRECISO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "No curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba a disciplina de Estágio Supervisionado III procura refletir sobre práticas de leitura literária no ensino médio. A disciplina é oferecida predominantemente para os alunos do sexto período do curso, que supõe-se já deterem o conhecimento sobre os documentos oficiais que parametrizam o ensino de língua portuguesa e literatura no Brasil. Este trabalho é uma reflexão sobre a experiência docente nesta disciplina no semestre letivo 2017.2. As suas 60h foram divididas nas seguintes unidades. 1- História do conceito de literatura e do seu ensino no Brasil. 2- A literatura no contexto dos documentos oficiais. 3- Referenciais teórico-metodológicos para o ensino da literatura. 4-Material didático para o ensino da literatura. 5-Planejamento de aulas: a sequência didática. 6- Elaboração de microaulas. A disciplina foi organizada com base nas orientações sobre o ensino de literatura presentes nos PCNEM (2000) e PCN+(2002), OCEM (2006) e dos Referenciais Curriculares da Paraíba (2006) e nas reflexões teórico-metodológicas de Cereja (2005), Aguiar e Bordini (1993) Dalvi e Rezende (2013) e Cosson (2011). Uma das atividades avaliativas foi o desenvolvimento de um projeto temático que considerasse as discussões sobre o papel da literatura na formação do leitor no ensino médio, com uma seleção de obras que contemplasse o cânone e a margem da literatura brasileira. Alguns desafios encontrados nessa etapa foram a experiência dos docentes em formação enquanto alunos do ensino médio, a perspectiva que eles tem sobre o que é literatura e quais as obras significativas a serem lidas no ensino médio e o consequente aprisionamento a uma lógica de estruturação historiográfica do ensino de literatura. Tais resultados evidenciam a necessidade de uma constante discussão sobre a organização curricular do ensino de literatura na educação básico junto a formação inicial dos docentes de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID462_23072018122129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA" "autor_email" => "alinecunhaa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45286 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "ALCANÇAR A MARGEM É PRECISO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "No curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba a disciplina de Estágio Supervisionado III procura refletir sobre práticas de leitura literária no ensino médio. A disciplina é oferecida predominantemente para os alunos do sexto período do curso, que supõe-se já deterem o conhecimento sobre os documentos oficiais que parametrizam o ensino de língua portuguesa e literatura no Brasil. Este trabalho é uma reflexão sobre a experiência docente nesta disciplina no semestre letivo 2017.2. As suas 60h foram divididas nas seguintes unidades. 1- História do conceito de literatura e do seu ensino no Brasil. 2- A literatura no contexto dos documentos oficiais. 3- Referenciais teórico-metodológicos para o ensino da literatura. 4-Material didático para o ensino da literatura. 5-Planejamento de aulas: a sequência didática. 6- Elaboração de microaulas. A disciplina foi organizada com base nas orientações sobre o ensino de literatura presentes nos PCNEM (2000) e PCN+(2002), OCEM (2006) e dos Referenciais Curriculares da Paraíba (2006) e nas reflexões teórico-metodológicas de Cereja (2005), Aguiar e Bordini (1993) Dalvi e Rezende (2013) e Cosson (2011). Uma das atividades avaliativas foi o desenvolvimento de um projeto temático que considerasse as discussões sobre o papel da literatura na formação do leitor no ensino médio, com uma seleção de obras que contemplasse o cânone e a margem da literatura brasileira. Alguns desafios encontrados nessa etapa foram a experiência dos docentes em formação enquanto alunos do ensino médio, a perspectiva que eles tem sobre o que é literatura e quais as obras significativas a serem lidas no ensino médio e o consequente aprisionamento a uma lógica de estruturação historiográfica do ensino de literatura. Tais resultados evidenciam a necessidade de uma constante discussão sobre a organização curricular do ensino de literatura na educação básico junto a formação inicial dos docentes de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID462_23072018122129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA" "autor_email" => "alinecunhaa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }