Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VONTADE, DESEJO E FRACASSO ESCOLAR: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Com o objetivo de dar forma escrita a algumas reflexões clínicas que incidem sobre o “fracasso escolar” e suas causas na atualidade, este trabalho propõe uma reflexão sobre os projetos e métodos de inclusão e, por vezes, seus resultantes processos de exclusão. Assim sendo, propõe-se pensar a dinâmica inclusão - exclusão a partir do universo de alunos que não se enquadram na categoria de “especiais”, mas no todo escolar e que carregam o peso do “fracasso” escolar. Esse percurso é feito tendo como pano de fundo a atual situação da educação, repleta de impasses, de novas configurações, contingências e implicações inerentes ao tempo no qual nos encontramos e de casos clínicos acompanhados em consultório. Observou-se que, apesar dos avanços importantes da ciência e das investidas políticas e legais que a inclusão tem sofrido, é preciso acolher o que se instaura no limite entre o patológico, o pedagógico e o psicológico, nas entrelinhas do “fracasso” no processo educativo. É preciso ir da impotência ao impossível; é preciso propiciar a mobilização do sujeito em busca do desejo, quebrando o peso dos nomes a ele atribuídos, dentre eles o “fracasso”.

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