O presente artigo é um relato de uma observação na prática docente, que foi desenvolvida em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I de uma Escola pública da rede municipal de ensino da Cidade de Campina Grande-PB, realizada no período de 19 de abril a 24 de maio de 2018. No entanto, durante essa vivência tivemos a oportunidade de identificar a escola, os funcionários, compreender seu funcionamento, observar e coparticipar junto à prática docente; analisar a prática pedagógica da professora e desvendar os pressupostos teóricos em que se apóia a professora observada, a partir de uma entrevista semiestruturada, visualizamos o planejamento da escola a partir de uma perspectiva crítica, percebendo como processo político participativo e engajado. Tivemos a oportunidade de conversar com a professora e participar do seu planejamento, tendo em vista a compreensão das dificuldades que vivencia em sala de aula, e de como busca meios para superar estas. Como aporte teórico para base de nossa discussão nos apoiou as abordagens feitas por: Pimenta (2012), Souza (2007),Luck (1998),Garcia(1996), entre outros, que favoreceram o nosso entendimento e a formação de um novo olhar sobre o Ensino Fundamental I,e de suas particularidades.