Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral perceber como estão sendo abordados nos Projetos Políticos Pedagógicos e compreendidos pelos educadores a importância da inclusão da Educação em Direitos Humanos, focando suas contribuições para a educação. Esta pesquisa foi norteada por um questionamento que nos instigou a investigar: De que forma o Projeto Político Pedagógico das escolas foram pensados contemplando os princípios da Educação em Direitos Humanos? Visto que, o Projeto Político Pedagógico da Escola, é o norteador de todas as ações pedagógicas, sendo o instrumento de garantia para que sejam efetivadas na prática o respeito e o reconhecimento dos direitos humanos no convívio escolar. A pesquisa justifica-se por entender que poucos são discutidos sobre o tema nas escolas, no entanto existe um amplo arcabouço jurídico e políticas públicas pautadas numa cultura de paz a partir da educação em e para os diretos humanos. O desenvolvimento desse trabalho é baseado na pesquisa bibliográfica e na aplicação de questionário com 21 professores das séries iniciais e que se dispuseram a cooperar na pesquisa, realizada em quatro escolas públicas de Alagoa Grande – PB. Optamos pela pesquisa quantitativa e qualitativa, pois trata-se de um método investigativo e proporciona perceber a realidade vivenciada na comunidade escolar. Ressalta-se ainda que ao longo de todo o trabalho investigativo percebemos a importância de discutir o tema sobre Educação em Diretos Humanos sob a ótica da formação do docente, numa perspectiva de mudança social a partir dos espaços de formação como na escola.