A gamificação, quando combinada com objetos de aprendizagem, permite a criação de recursos que considerem não somente a recompensa imediata ou uma relação transacional estudo-avaliação-aprovação, mas o envolvimento dos alunos com o conteúdo estudado e a existência de motivação intrínseca. Considerando esse cenário, buscou-se compreender como a gamificação está sendo usada na elaboração de objetos de aprendizagem sobre matemática para a educação básica. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura nas principais bases de dados utilizadas atualmente em busca de uma visão profunda e abrangente do uso da gamificação no ensino e aprendizagem de matemática. A temática foi escolhida sobretudo porque o uso de técnicas de engajamento ganhou destaque nos últimos anos e porque a matemática ainda é disciplina em que os alunos geralmente apresentam baixo rendimento escolar. Espera-se que esse estudo possa contribuir com as práticas em educação matemática na educação básica, uma vez que os objetos de aprendizagem gamificados podem vir a ser excelentes recursos didáticos para uso tanto em sala de aula, com auxílio direto do professor, quanto para atividades fora da escola, estimulando os alunos a se envolverem com sua aprendizagem, assim como favorecer alunos com dificuldades de aprendizagem.