Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO DO CAMPO: DISCUTINDO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DE BARRA DE SANTA ROSA – PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT-17 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma investigação desenvolvida na escola municipal de ensino fundamental José Martinho Cerpa de Menezes localizada no Assentamento Riacho da Cruz em Barra de Santa Rosa- PB, com o objetivo de discutir a construção do projeto político pedagógico da escola. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos os questionários, que foram aplicados com os educadores lotados na escola, nossa abordagem foi de natureza qualitativa e a pesquisa se caracterizou como exploratória e de campo, já que trabalhamos diretamente com os professores inseridos na comunidade em estudo. Tais dimensões nos levaram a compreender que a referida escola é composta por teoria tecnicista, pragmática, que não considera os princípios essenciais de educação do campo, aos quais respeitem seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Neste sentido acreditamos que ainda é possível proporcionar aos povos campesinos uma educação que desfrute da política pública para a educação no campo, buscando um olhar crítico sobre a realidade onde os sujeitos do processo de ensino e da aprendizagem estejam inseridos.

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