O referido trabalho se deu em classe de 3º ano do 1º ciclo, com ação pedagógica à luz da Alfabetização Científica/AC e, da metodologia da Experiência de Aprendizagem Mediada/EAM em Reuven Feuerstein (1980-2014). Houve estudos e pesquisas que se constituíram em práticas-científicas mediadas aos alunos pela EAM para a compreensão a cerca dos fenômenos naturais que envolvem a pressão atmosférica, o calor e seus efeitos presentes na natureza a partir da ação humana. Nas atividades da AC, utilizamos recursos audiovisuais, produção e interpretação de desenhos, vídeos referentes aos conteúdos em foco, bem como, experiências concretas com materiais de baixo custo trazendo à sala, a representação de fenômenos presentes no cotidiano dos alunos. Nesse processo, consideramos os conhecimentos prévios dos discentes para que pudéssemos construir conceitos sólidos sobre os assuntos, valorizando a intuição e curiosidade num diálogo reflexivo e comparativo a cerca dos fenômenos e interferência humana na natureza. A rota metodológica da pesquisa se deu aos moldes da Pesquisa-Ação, por entendermos a autorreflexão coletiva, um fator importante para a construção conceitual dos estudantes durante a intervenção pedagógica. Concluindo, as várias experiências simples e de baixo custo executadas, nos levou ao logro do aprendizado significativo muito bem registrado nas produções dos alunos – eles apresentaram um grau superior de interesse e envolvimento na execução das tarefas de aprendizagem a partir das várias experiências científicas que realizamos em aula; foram capazes de discutir com exemplos de forma reflexiva e criativa, refletidos tanto em seus desenhos como na oralidade.