Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A REDE SOCIAL FACEBOOK: PRÁTICA DOCENTE E O SABER DO ALUNO NO ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: FACEBOOK, PRÁTICA DOCENTE, SABER DO ALUNO Pôster (PO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44331
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 1434
    "titulo" => "A REDE SOCIAL FACEBOOK: PRÁTICA DOCENTE E O SABER DO ALUNO NO ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "Neste artigo, refletimos sobre o uso das tecnologias em sala de aula como ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem, focando no uso da rede social facebook buscando analisar seus benefícios e possíveis resultados pedagógicos na formação educacional dos alunos nas séries iniciais, assim como as práticas desenvolvidas pelos docentes utilizando novos métodos. Esta pesquisa, tem como base analisar possíveis contribuições pedagógicas através da utilização da rede social  facebook no ensino das séries iniciais, interconectadas à prática docente e aos saberes prévios dos alunos na Educação Básica. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, através da aplicação de questionários, observação de campo e uso de uma página especifica dentro da rede social como instrumento para coleta de informações, além de pesquisas teóricas. Esses questionários foram respondidos pelos alunos de uma turma do 5º ano, do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB, com faixa etária de 10 a 13 anos de idade, assim como a professora. Verificamos que o Facebook pode ser um facilitador e auxiliador no ensino aprendizagem, porém deve ser utilizado de maneira coerente, com objetivos e planos elaborados para obter resultados satisfatórios na rotina da sala, auxiliando em novas propostas educacionais visando à elaboração de novos métodos de ensino. Este artigo é um recorte do trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento à exigência para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, PRÁTICA DOCENTE, SABER DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA2_ID1434_04062018235544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENICE ELAINE DOS SANTOS CLEMENTINO"
    "autor_nome_curto" => "VALDENICE"
    "autor_email" => "valelainenice@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44331
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 1434
    "titulo" => "A REDE SOCIAL FACEBOOK: PRÁTICA DOCENTE E O SABER DO ALUNO NO ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "Neste artigo, refletimos sobre o uso das tecnologias em sala de aula como ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem, focando no uso da rede social facebook buscando analisar seus benefícios e possíveis resultados pedagógicos na formação educacional dos alunos nas séries iniciais, assim como as práticas desenvolvidas pelos docentes utilizando novos métodos. Esta pesquisa, tem como base analisar possíveis contribuições pedagógicas através da utilização da rede social  facebook no ensino das séries iniciais, interconectadas à prática docente e aos saberes prévios dos alunos na Educação Básica. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, através da aplicação de questionários, observação de campo e uso de uma página especifica dentro da rede social como instrumento para coleta de informações, além de pesquisas teóricas. Esses questionários foram respondidos pelos alunos de uma turma do 5º ano, do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB, com faixa etária de 10 a 13 anos de idade, assim como a professora. Verificamos que o Facebook pode ser um facilitador e auxiliador no ensino aprendizagem, porém deve ser utilizado de maneira coerente, com objetivos e planos elaborados para obter resultados satisfatórios na rotina da sala, auxiliando em novas propostas educacionais visando à elaboração de novos métodos de ensino. Este artigo é um recorte do trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento à exigência para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, PRÁTICA DOCENTE, SABER DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA2_ID1434_04062018235544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENICE ELAINE DOS SANTOS CLEMENTINO"
    "autor_nome_curto" => "VALDENICE"
    "autor_email" => "valelainenice@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o uso das tecnologias em sala de aula como ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem, focando no uso da rede social facebook buscando analisar seus benefícios e possíveis resultados pedagógicos na formação educacional dos alunos nas séries iniciais, assim como as práticas desenvolvidas pelos docentes utilizando novos métodos. Esta pesquisa, tem como base analisar possíveis contribuições pedagógicas através da utilização da rede social facebook no ensino das séries iniciais, interconectadas à prática docente e aos saberes prévios dos alunos na Educação Básica. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, através da aplicação de questionários, observação de campo e uso de uma página especifica dentro da rede social como instrumento para coleta de informações, além de pesquisas teóricas. Esses questionários foram respondidos pelos alunos de uma turma do 5º ano, do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB, com faixa etária de 10 a 13 anos de idade, assim como a professora. Verificamos que o Facebook pode ser um facilitador e auxiliador no ensino aprendizagem, porém deve ser utilizado de maneira coerente, com objetivos e planos elaborados para obter resultados satisfatórios na rotina da sala, auxiliando em novas propostas educacionais visando à elaboração de novos métodos de ensino. Este artigo é um recorte do trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento à exigência para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.