Neste artigo, refletimos sobre o uso das tecnologias em sala de aula como ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem, focando no uso da rede social facebook buscando analisar seus benefícios e possíveis resultados pedagógicos na formação educacional dos alunos nas séries iniciais, assim como as práticas desenvolvidas pelos docentes utilizando novos métodos. Esta pesquisa, tem como base analisar possíveis contribuições pedagógicas através da utilização da rede social facebook no ensino das séries iniciais, interconectadas à prática docente e aos saberes prévios dos alunos na Educação Básica. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, através da aplicação de questionários, observação de campo e uso de uma página especifica dentro da rede social como instrumento para coleta de informações, além de pesquisas teóricas. Esses questionários foram respondidos pelos alunos de uma turma do 5º ano, do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB, com faixa etária de 10 a 13 anos de idade, assim como a professora. Verificamos que o Facebook pode ser um facilitador e auxiliador no ensino aprendizagem, porém deve ser utilizado de maneira coerente, com objetivos e planos elaborados para obter resultados satisfatórios na rotina da sala, auxiliando em novas propostas educacionais visando à elaboração de novos métodos de ensino. Este artigo é um recorte do trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento à exigência para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.