O processo formativo dos professores nas diversas áreas de atuação, não considera, de forma satisfatória, a formação para classes inclusivas, ou mesmo a prática para trabalhar com alunos que possuam alguma necessidade especial. A demanda é existente e crescente a cada ano, pois com a legislação que regulamenta a educação inclusiva, levou-se as classes a riqueza da multiplicidade humana, mas negligenciou o preparo do profissional para, de forma extremamente importante, complementar esta lei. Seja qual for a sua modalidade de ensino; Infantil, Fundamental, Ensino Médio, Universitário ou Profissionalizante os espaços de ensino podem e devem receber o aluno com alguma deficiência. Nesta perspectiva é clara a necessidade de uma formação adequada para atuação em classes inclusivas, preparando este profissional a comunicação, compreensão e elaboração de atividades, que realmente sejam voltadas ao desenvolvimento educativo, social e pessoal deste indivíduo. No presente trabalho apresento as lacunas na minha formação, na senda da Educação Especial e as contribuições que o Núcleo de Acessibilidade UFAL trouxeram para meu trabalho em sala de aula com crianças com multiplicidades de deficiência. O trabalho foi realizado a partir da experiência pessoais, de história oral de revisão bibliográfica, e a partir do cotidiano como bolsista do NAC.