Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

TECNOLOGIAS MÓVEIS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ENFRENTADOS EM BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, APARELHOS MÓVEIS, USO EXCESSIVO, ADEQUAÇÃO Pôster (PO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43612
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 280
    "titulo" => "TECNOLOGIAS MÓVEIS:  DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ENFRENTADOS EM BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O constante aumento da tecnologia possibilitou grandes avanços para a educação, impondo também desafios contínuos para a vivência em sala de aula. Sabe-se ainda que um dos grandes desafios da atualidade se refere ao uso consciente da tecnologia para acesso crítico ao conhecimento, bem como pela organização do tempo e dos espaços em que cada ferramenta tecnológica pode ser utilizada, sobretudo, em contextos e situações específicas. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo discorrer discussões e induzir a reflexões em volta do uso e da adoção dos aparelhos móveis na sala de aula, mas especificamente dos smartphones e tablets, transportados pelos alunos. O trabalho é resultado de um estudo bibliográfico apoiado nas discussões contemporâneas de vários autores, tais como: Bento & Calvacante (2013), Carvalho (2008), Schlemmer & Barbosa (2011), entre outros. O uso excessivo desses aparelhos em diversos momentos pode interferir no andamento da aula, desviando maiormente a atenção do aluno e também a do professor. Acreditamos que essa situação pode interferir diretamente na progressão do ensino-aprendizagem, possibilitando uma abertura para diversas lacunas. No entanto, também ressaltamos que os recursos tecnológicos só serão eficazes nas salas de aula caso sejam previamente planejados e, por conseguinte, adaptados a cada modelo, objetivo e método das aulas e serem desenvolvidas. Dessa maneira, esperamos que as práticas de ensino promovam esta reflexão de forma crítica, situada e contextualizada pois, somente assim, teremos um modelo de educação que seja correlacionado com as necessidades práticas da vida em sociedade e, principalmente, da formação integral do sujeito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APARELHOS MÓVEIS, USO EXCESSIVO, ADEQUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA3_ID280_13042018164724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON SILVA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON CRUZ"
    "autor_email" => "jefersonaluno1@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43612
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 280
    "titulo" => "TECNOLOGIAS MÓVEIS:  DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ENFRENTADOS EM BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O constante aumento da tecnologia possibilitou grandes avanços para a educação, impondo também desafios contínuos para a vivência em sala de aula. Sabe-se ainda que um dos grandes desafios da atualidade se refere ao uso consciente da tecnologia para acesso crítico ao conhecimento, bem como pela organização do tempo e dos espaços em que cada ferramenta tecnológica pode ser utilizada, sobretudo, em contextos e situações específicas. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo discorrer discussões e induzir a reflexões em volta do uso e da adoção dos aparelhos móveis na sala de aula, mas especificamente dos smartphones e tablets, transportados pelos alunos. O trabalho é resultado de um estudo bibliográfico apoiado nas discussões contemporâneas de vários autores, tais como: Bento & Calvacante (2013), Carvalho (2008), Schlemmer & Barbosa (2011), entre outros. O uso excessivo desses aparelhos em diversos momentos pode interferir no andamento da aula, desviando maiormente a atenção do aluno e também a do professor. Acreditamos que essa situação pode interferir diretamente na progressão do ensino-aprendizagem, possibilitando uma abertura para diversas lacunas. No entanto, também ressaltamos que os recursos tecnológicos só serão eficazes nas salas de aula caso sejam previamente planejados e, por conseguinte, adaptados a cada modelo, objetivo e método das aulas e serem desenvolvidas. Dessa maneira, esperamos que as práticas de ensino promovam esta reflexão de forma crítica, situada e contextualizada pois, somente assim, teremos um modelo de educação que seja correlacionado com as necessidades práticas da vida em sociedade e, principalmente, da formação integral do sujeito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APARELHOS MÓVEIS, USO EXCESSIVO, ADEQUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA3_ID280_13042018164724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON SILVA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON CRUZ"
    "autor_email" => "jefersonaluno1@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O constante aumento da tecnologia possibilitou grandes avanços para a educação, impondo também desafios contínuos para a vivência em sala de aula. Sabe-se ainda que um dos grandes desafios da atualidade se refere ao uso consciente da tecnologia para acesso crítico ao conhecimento, bem como pela organização do tempo e dos espaços em que cada ferramenta tecnológica pode ser utilizada, sobretudo, em contextos e situações específicas. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo discorrer discussões e induzir a reflexões em volta do uso e da adoção dos aparelhos móveis na sala de aula, mas especificamente dos smartphones e tablets, transportados pelos alunos. O trabalho é resultado de um estudo bibliográfico apoiado nas discussões contemporâneas de vários autores, tais como: Bento & Calvacante (2013), Carvalho (2008), Schlemmer & Barbosa (2011), entre outros. O uso excessivo desses aparelhos em diversos momentos pode interferir no andamento da aula, desviando maiormente a atenção do aluno e também a do professor. Acreditamos que essa situação pode interferir diretamente na progressão do ensino-aprendizagem, possibilitando uma abertura para diversas lacunas. No entanto, também ressaltamos que os recursos tecnológicos só serão eficazes nas salas de aula caso sejam previamente planejados e, por conseguinte, adaptados a cada modelo, objetivo e método das aulas e serem desenvolvidas. Dessa maneira, esperamos que as práticas de ensino promovam esta reflexão de forma crítica, situada e contextualizada pois, somente assim, teremos um modelo de educação que seja correlacionado com as necessidades práticas da vida em sociedade e, principalmente, da formação integral do sujeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.