Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ESCRITA E REESCRITA DO GÊNERO RESENHA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR PROFESSORAS-ESTAGIÁRIAS

Palavra-chaves: ENSINO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, ESCRITA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O trabalho com a escrita e reescrita corresponde a uma prática pedagógica que desenvolve as competências dos alunos de forma significativa. Nessa atividade, o papel do professor é essencial, para que as aulas de produções textuais corroborem no processo de aprendizagem, levando em consideração, o contexto da sala de aula e as dificuldades apresentadas por cada aluno. Diante disso, este trabalho apresenta uma experiência vivenciada no estágio supervisionado III em uma turma do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública de Campina Grande. Objetivamos neste estudo verificar o processo de escrita e reescrita dos alunos através do gênero textual Resenha, considerando a temática desigualdade social como parte importante para o desenvolvimento dessa prática. Observamos na análise das produções de escrita as dificuldades recorrentes, tanto nos aspectos linguísticos, como também na estrutura do gênero estudado. Selecionamos fragmentos das produções de alguns alunos para ilustramos essas recorrências, as quais são analisadas no corpo deste trabalho. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação através de etapas: 1) Monitoria, 2) Aplicação do questionário, 3) Preparação da sequência didática e 4) Intervenção. Verificamos que o processo de escrita e reescrita no processo de ensino-aprendizagem exigiu não apenas de nós enquanto professoras-estagiárias, mas dos alunos que estavam em busca de ampliar seus conhecimentos. Para tanto, recorremos à proposta de sequência didática apresentada por DOLZ; NOVERRAZ; SCHENEUWLY (2004), e também as concepções teóricas postuladas por ANTUNES (2003); OLIVEIRA (2010); MARCUSCHI (2008); documentos oficiais OCEM (2006); PCN+ (2002).

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