Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

Palavra-chaves: Formação Do Professor, Relação Professor-aluno, Organização Do Trabalho Pedagógico, Práticas Pedagógicas Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 424
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 143
    "titulo" => "ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR."
    "resumo" => "ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR.                                                                                                         Maria É Braga Mota                                                                                                                                               Doutoranda - UFCRESUMO: O estudo é parte do esforço teórico em contribuir com a compreensão do campo da formação do professor. Prioriza como objetivos analisar a formação no Curso de Pedagogia, perceber como se dá a relação professor-aluno, a organização do trabalho em sala, as influências na prática pedagógica dos alunos, que já exercem a função docente. Como hipótese inicial, acredita-se que o professor sofre influência dos saberes científicos, provocando mudanças profundas no seu fazer e pensar, de sua prática pedagógica, como na forma de organizar o trabalho docente. Considerando também que o saber docente, representa a experiência constituída em uma realidade concreta, somada aos conhecimentos elaborados que lhe foram transmitidos durante a sua formação. A análise permitiu confrontar teoria e prática, pelo fato de tratar-se de uma pesquisa qualitativa, com participação de adesão voluntária dos atores pesquisados. Aponta-se como conclusão, que a formação em pedagogia dos alunos-professores é considerada por estes, como importantes para repensar sua prática, influenciando e reproduzindo a partir da apreensão e compreensão  das teorias e concepções trabalhadas pelos professores na formação. Dessa forma entendemos que cabe aos professores dos cursos de formação uma grande responsabilidade pela elaboração do trabalho pedagógico como forma de compreensão do seu fazer para a prática futura dos alunos que estão em processo de formação.PALAVRAS CHAVES: Formação do professor, organização do trabalho pedagógico,  relação professor-aluno, práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Formação do professor, Relação professor-aluno, Organização do trabalho pedagógico, Práticas pedagógicas"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "a81cbbe9d4a22f8084fac5249ee2ebe1_143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA É BRAGA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA É"
    "autor_email" => "mariaebraga@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 424
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 143
    "titulo" => "ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR."
    "resumo" => "ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR.                                                                                                         Maria É Braga Mota                                                                                                                                               Doutoranda - UFCRESUMO: O estudo é parte do esforço teórico em contribuir com a compreensão do campo da formação do professor. Prioriza como objetivos analisar a formação no Curso de Pedagogia, perceber como se dá a relação professor-aluno, a organização do trabalho em sala, as influências na prática pedagógica dos alunos, que já exercem a função docente. Como hipótese inicial, acredita-se que o professor sofre influência dos saberes científicos, provocando mudanças profundas no seu fazer e pensar, de sua prática pedagógica, como na forma de organizar o trabalho docente. Considerando também que o saber docente, representa a experiência constituída em uma realidade concreta, somada aos conhecimentos elaborados que lhe foram transmitidos durante a sua formação. A análise permitiu confrontar teoria e prática, pelo fato de tratar-se de uma pesquisa qualitativa, com participação de adesão voluntária dos atores pesquisados. Aponta-se como conclusão, que a formação em pedagogia dos alunos-professores é considerada por estes, como importantes para repensar sua prática, influenciando e reproduzindo a partir da apreensão e compreensão  das teorias e concepções trabalhadas pelos professores na formação. Dessa forma entendemos que cabe aos professores dos cursos de formação uma grande responsabilidade pela elaboração do trabalho pedagógico como forma de compreensão do seu fazer para a prática futura dos alunos que estão em processo de formação.PALAVRAS CHAVES: Formação do professor, organização do trabalho pedagógico,  relação professor-aluno, práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Formação do professor, Relação professor-aluno, Organização do trabalho pedagógico, Práticas pedagógicas"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "a81cbbe9d4a22f8084fac5249ee2ebe1_143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA É BRAGA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA É"
    "autor_email" => "mariaebraga@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

ELEMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, NO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Maria É Braga Mota Doutoranda - UFCRESUMO: O estudo é parte do esforço teórico em contribuir com a compreensão do campo da formação do professor. Prioriza como objetivos analisar a formação no Curso de Pedagogia, perceber como se dá a relação professor-aluno, a organização do trabalho em sala, as influências na prática pedagógica dos alunos, que já exercem a função docente. Como hipótese inicial, acredita-se que o professor sofre influência dos saberes científicos, provocando mudanças profundas no seu fazer e pensar, de sua prática pedagógica, como na forma de organizar o trabalho docente. Considerando também que o saber docente, representa a experiência constituída em uma realidade concreta, somada aos conhecimentos elaborados que lhe foram transmitidos durante a sua formação. A análise permitiu confrontar teoria e prática, pelo fato de tratar-se de uma pesquisa qualitativa, com participação de adesão voluntária dos atores pesquisados. Aponta-se como conclusão, que a formação em pedagogia dos alunos-professores é considerada por estes, como importantes para repensar sua prática, influenciando e reproduzindo a partir da apreensão e compreensão das teorias e concepções trabalhadas pelos professores na formação. Dessa forma entendemos que cabe aos professores dos cursos de formação uma grande responsabilidade pela elaboração do trabalho pedagógico como forma de compreensão do seu fazer para a prática futura dos alunos que estão em processo de formação.PALAVRAS CHAVES: Formação do professor, organização do trabalho pedagógico, relação professor-aluno, práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.