Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

BLOG: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA HODIERNA.

Palavra-chaves: Blog, Ensino Aprendizagem, Interdisciplinaridade. Comunicação Oral 03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 399
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 103
    "inscrito_id" => 1573
    "titulo" => "BLOG: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA HODIERNA."
    "resumo" => "Este trabalho aborda a relação entre educação e internet, mais especificamente, busca investigar se os blogs são utilizados como meio de mediação educacional. Para isso, parte do pressuposto de que a educação é uma forma de interação com o mundo, como propõe a educação libertadora apresentada por Paulo Freire (2006). Embora ainda restrito aos mais jovens e escolarizados, esse fenômeno da blogosfera ocorre independente da vontade dos meios de comunicação tradicionais e já é percebido como um veiculo importante de comunicação, principalmente nas cidades, espaço priorizado por esta pesquisa. Dando ênfase à educação para a formação do chamado senso crítico frente à mídia numa perspectiva de prática da cidadania, função social da Instituição escolar, acionaremos também do conceito educomunicação. Para esta pesquisa, observaremos em três turmas de ensino médio como estas se utilizam das tecnologias da informação em seu cotidiano escolar, faremos isso em diferentes escolas publicas e privada, localizadas nos municípios do Agreste Potiguar, sendo eles, Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. Assim poderemos apresentar se há possibilidade de usufruir da ferramenta blog no processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento de forma interdisciplinar, compreendendo que a educação é uma forma de interação com o mundo como propõe a educação libertadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Blog, Ensino aprendizagem, Interdisciplinaridade."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "edd67f8aa5a17fc2125c3f9d68e24558_1573"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ARIADNY MOREIRA"
    "autor_email" => "ariadnymoreira@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 399
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 103
    "inscrito_id" => 1573
    "titulo" => "BLOG: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA HODIERNA."
    "resumo" => "Este trabalho aborda a relação entre educação e internet, mais especificamente, busca investigar se os blogs são utilizados como meio de mediação educacional. Para isso, parte do pressuposto de que a educação é uma forma de interação com o mundo, como propõe a educação libertadora apresentada por Paulo Freire (2006). Embora ainda restrito aos mais jovens e escolarizados, esse fenômeno da blogosfera ocorre independente da vontade dos meios de comunicação tradicionais e já é percebido como um veiculo importante de comunicação, principalmente nas cidades, espaço priorizado por esta pesquisa. Dando ênfase à educação para a formação do chamado senso crítico frente à mídia numa perspectiva de prática da cidadania, função social da Instituição escolar, acionaremos também do conceito educomunicação. Para esta pesquisa, observaremos em três turmas de ensino médio como estas se utilizam das tecnologias da informação em seu cotidiano escolar, faremos isso em diferentes escolas publicas e privada, localizadas nos municípios do Agreste Potiguar, sendo eles, Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. Assim poderemos apresentar se há possibilidade de usufruir da ferramenta blog no processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento de forma interdisciplinar, compreendendo que a educação é uma forma de interação com o mundo como propõe a educação libertadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Blog, Ensino aprendizagem, Interdisciplinaridade."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "edd67f8aa5a17fc2125c3f9d68e24558_1573"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ARIADNY MOREIRA"
    "autor_email" => "ariadnymoreira@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho aborda a relação entre educação e internet, mais especificamente, busca investigar se os blogs são utilizados como meio de mediação educacional. Para isso, parte do pressuposto de que a educação é uma forma de interação com o mundo, como propõe a educação libertadora apresentada por Paulo Freire (2006). Embora ainda restrito aos mais jovens e escolarizados, esse fenômeno da blogosfera ocorre independente da vontade dos meios de comunicação tradicionais e já é percebido como um veiculo importante de comunicação, principalmente nas cidades, espaço priorizado por esta pesquisa. Dando ênfase à educação para a formação do chamado senso crítico frente à mídia numa perspectiva de prática da cidadania, função social da Instituição escolar, acionaremos também do conceito educomunicação. Para esta pesquisa, observaremos em três turmas de ensino médio como estas se utilizam das tecnologias da informação em seu cotidiano escolar, faremos isso em diferentes escolas publicas e privada, localizadas nos municípios do Agreste Potiguar, sendo eles, Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. Assim poderemos apresentar se há possibilidade de usufruir da ferramenta blog no processo de ensino e aprendizagem na construção do conhecimento de forma interdisciplinar, compreendendo que a educação é uma forma de interação com o mundo como propõe a educação libertadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.