Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA CRIANÇAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: BRINQUEDOTECA, LÚDICO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39143
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 126
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA CRIANÇAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Sabendo que tanto o termo como o significado da palavra brinquedoteca sofreu transformações em sua denominação e em sua representação, e que ela hoje contribui de forma direta e indispensável para a construção do ser humano, este artigo tem por finalidade mostrar a contribuição da brinquedoteca para crianças de 4 a 11 anos, sob um olhar pedagógico, destacando sua importância para o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivo, social, intelectual e motor, possibilitando aprendizagem de forma lúdica e interdisciplinar. A observação se deu num ambiente não escolar, no qual a brinquedoteca foi recentemente implantada, denominado Espaço Kids, no SESI FITNESS- Prata. Hoje existem vários tipos de brinquedoteca, nos mais diversos lugares: brinquedotecas escolares, hospitalares, comunitárias, clínicas, em restaurantes, academias e etc., o que as diferenciam são os objetivos com as quais foram formadas e o contexto nos quais estão inseridos. A brinquedoteca é um espaço colorido, rico em informações, que provoca a curiosidade e dá vida a imaginação, e esse espaço lúdico, além de permitir diversão para as crianças enquanto seus pais praticam esportes e musculação, propicia desenvolvimento e aprendizagem em áreas essenciais, tais como: psicológico, intelectual, afetivo, comportamental, etc. O estudo se constituiu por meio de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, uma vez que as crianças estavam expostas a observação durante todo o processo e os pais foram entrevistados, numa perspectiva em que o pensar e o se expressar, ocorreram livremente sobre o assunto em questão. Enfim, é um ambiente que permite a criança agir, sendo o que realmente ela é, e por se tratar de um espaço não escolar, porém que propicia educação, vamos descobrir quais os benefícios e a importância da brinquedoteca para crianças frequentadoras desse espaço, bem assim como, desvelar suas contribuições à educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, LÚDICO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID126_29112017184811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => ""
    "autor_email" => "johany_2012@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39143
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 126
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA CRIANÇAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Sabendo que tanto o termo como o significado da palavra brinquedoteca sofreu transformações em sua denominação e em sua representação, e que ela hoje contribui de forma direta e indispensável para a construção do ser humano, este artigo tem por finalidade mostrar a contribuição da brinquedoteca para crianças de 4 a 11 anos, sob um olhar pedagógico, destacando sua importância para o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivo, social, intelectual e motor, possibilitando aprendizagem de forma lúdica e interdisciplinar. A observação se deu num ambiente não escolar, no qual a brinquedoteca foi recentemente implantada, denominado Espaço Kids, no SESI FITNESS- Prata. Hoje existem vários tipos de brinquedoteca, nos mais diversos lugares: brinquedotecas escolares, hospitalares, comunitárias, clínicas, em restaurantes, academias e etc., o que as diferenciam são os objetivos com as quais foram formadas e o contexto nos quais estão inseridos. A brinquedoteca é um espaço colorido, rico em informações, que provoca a curiosidade e dá vida a imaginação, e esse espaço lúdico, além de permitir diversão para as crianças enquanto seus pais praticam esportes e musculação, propicia desenvolvimento e aprendizagem em áreas essenciais, tais como: psicológico, intelectual, afetivo, comportamental, etc. O estudo se constituiu por meio de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, uma vez que as crianças estavam expostas a observação durante todo o processo e os pais foram entrevistados, numa perspectiva em que o pensar e o se expressar, ocorreram livremente sobre o assunto em questão. Enfim, é um ambiente que permite a criança agir, sendo o que realmente ela é, e por se tratar de um espaço não escolar, porém que propicia educação, vamos descobrir quais os benefícios e a importância da brinquedoteca para crianças frequentadoras desse espaço, bem assim como, desvelar suas contribuições à educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, LÚDICO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID126_29112017184811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => ""
    "autor_email" => "johany_2012@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo Sabendo que tanto o termo como o significado da palavra brinquedoteca sofreu transformações em sua denominação e em sua representação, e que ela hoje contribui de forma direta e indispensável para a construção do ser humano, este artigo tem por finalidade mostrar a contribuição da brinquedoteca para crianças de 4 a 11 anos, sob um olhar pedagógico, destacando sua importância para o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivo, social, intelectual e motor, possibilitando aprendizagem de forma lúdica e interdisciplinar. A observação se deu num ambiente não escolar, no qual a brinquedoteca foi recentemente implantada, denominado Espaço Kids, no SESI FITNESS- Prata. Hoje existem vários tipos de brinquedoteca, nos mais diversos lugares: brinquedotecas escolares, hospitalares, comunitárias, clínicas, em restaurantes, academias e etc., o que as diferenciam são os objetivos com as quais foram formadas e o contexto nos quais estão inseridos. A brinquedoteca é um espaço colorido, rico em informações, que provoca a curiosidade e dá vida a imaginação, e esse espaço lúdico, além de permitir diversão para as crianças enquanto seus pais praticam esportes e musculação, propicia desenvolvimento e aprendizagem em áreas essenciais, tais como: psicológico, intelectual, afetivo, comportamental, etc. O estudo se constituiu por meio de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, uma vez que as crianças estavam expostas a observação durante todo o processo e os pais foram entrevistados, numa perspectiva em que o pensar e o se expressar, ocorreram livremente sobre o assunto em questão. Enfim, é um ambiente que permite a criança agir, sendo o que realmente ela é, e por se tratar de um espaço não escolar, porém que propicia educação, vamos descobrir quais os benefícios e a importância da brinquedoteca para crianças frequentadoras desse espaço, bem assim como, desvelar suas contribuições à educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.