Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, DIFICULDADES, ABORDAGENS, POSSÍVEIS SOLUÇÕES Comunicação Oral (CO) GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39307
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 95
    "titulo" => "PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES"
    "resumo" => "No nosso cotidiano não é difícil encontrarmos uma quantidade significativa de alunos, sejam eles das escolas públicas ou escolas particulares, que apresentam grandes dificuldades na aprendizagem de matemática durante a sua formação básica, como também, muitos professores que afirmam ter uma certa dificuldade em lecionar a disciplina de matemática de forma satisfatória. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada neste trabalho trata-se de uma análise bibliográfica que tem como objetivo identificar e mostrar, dentre várias, algumas das principais dificuldades dos alunos e dos professores no processo de ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental e no ensino médio, como também, buscar identificar quais são os motivos destas dificuldades, suas características e os fatores que influenciam nestas dificuldades. Apresentar também, algumas abordagens símples para o ensino de matemática, baseadas nas obras de autores especialistas na área, que possam atuar como possíveis soluções dessas dificuldades, uma vez que, os recursos presentes nestas abordagens podem ser importantes ferramentas para o aprendizado dos alunos, que aumenta significativamente seu interesse pelos estudos e potencializa suas habilidades, e quanto ao ensino de matemática, auxiliam nas práticas pedagógicas dos professores, ajudando-os a melhorar suas atividades e metodologias de ensino, e podem ser utilizados tanto nas escolas particulares como nas escolas públicas. E ainda, ao decorrer do trabalho é observado que, tanto as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em matemática como também as abordagens utilizadas para tentar solucionar tais dificuldades não estão relacionadas apenas aos fatores internos dos alunos e dos professores, mas também, aos seus fatores externos ligados às instituições de ensino, à família, à sociedade e ao meio que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, DIFICULDADES, ABORDAGENS, POSSÍVEIS SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID95_20112017111450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINEKER MATHEUS SILVA AVELINO"
    "autor_nome_curto" => "LINEKER MATHEUS"
    "autor_email" => "linekermsaf9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39307
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 95
    "titulo" => "PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES"
    "resumo" => "No nosso cotidiano não é difícil encontrarmos uma quantidade significativa de alunos, sejam eles das escolas públicas ou escolas particulares, que apresentam grandes dificuldades na aprendizagem de matemática durante a sua formação básica, como também, muitos professores que afirmam ter uma certa dificuldade em lecionar a disciplina de matemática de forma satisfatória. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada neste trabalho trata-se de uma análise bibliográfica que tem como objetivo identificar e mostrar, dentre várias, algumas das principais dificuldades dos alunos e dos professores no processo de ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental e no ensino médio, como também, buscar identificar quais são os motivos destas dificuldades, suas características e os fatores que influenciam nestas dificuldades. Apresentar também, algumas abordagens símples para o ensino de matemática, baseadas nas obras de autores especialistas na área, que possam atuar como possíveis soluções dessas dificuldades, uma vez que, os recursos presentes nestas abordagens podem ser importantes ferramentas para o aprendizado dos alunos, que aumenta significativamente seu interesse pelos estudos e potencializa suas habilidades, e quanto ao ensino de matemática, auxiliam nas práticas pedagógicas dos professores, ajudando-os a melhorar suas atividades e metodologias de ensino, e podem ser utilizados tanto nas escolas particulares como nas escolas públicas. E ainda, ao decorrer do trabalho é observado que, tanto as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em matemática como também as abordagens utilizadas para tentar solucionar tais dificuldades não estão relacionadas apenas aos fatores internos dos alunos e dos professores, mas também, aos seus fatores externos ligados às instituições de ensino, à família, à sociedade e ao meio que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, DIFICULDADES, ABORDAGENS, POSSÍVEIS SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID95_20112017111450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINEKER MATHEUS SILVA AVELINO"
    "autor_nome_curto" => "LINEKER MATHEUS"
    "autor_email" => "linekermsaf9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

No nosso cotidiano não é difícil encontrarmos uma quantidade significativa de alunos, sejam eles das escolas públicas ou escolas particulares, que apresentam grandes dificuldades na aprendizagem de matemática durante a sua formação básica, como também, muitos professores que afirmam ter uma certa dificuldade em lecionar a disciplina de matemática de forma satisfatória. Dentro deste contexto, a pesquisa apresentada neste trabalho trata-se de uma análise bibliográfica que tem como objetivo identificar e mostrar, dentre várias, algumas das principais dificuldades dos alunos e dos professores no processo de ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental e no ensino médio, como também, buscar identificar quais são os motivos destas dificuldades, suas características e os fatores que influenciam nestas dificuldades. Apresentar também, algumas abordagens símples para o ensino de matemática, baseadas nas obras de autores especialistas na área, que possam atuar como possíveis soluções dessas dificuldades, uma vez que, os recursos presentes nestas abordagens podem ser importantes ferramentas para o aprendizado dos alunos, que aumenta significativamente seu interesse pelos estudos e potencializa suas habilidades, e quanto ao ensino de matemática, auxiliam nas práticas pedagógicas dos professores, ajudando-os a melhorar suas atividades e metodologias de ensino, e podem ser utilizados tanto nas escolas particulares como nas escolas públicas. E ainda, ao decorrer do trabalho é observado que, tanto as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em matemática como também as abordagens utilizadas para tentar solucionar tais dificuldades não estão relacionadas apenas aos fatores internos dos alunos e dos professores, mas também, aos seus fatores externos ligados às instituições de ensino, à família, à sociedade e ao meio que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.