Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABELA INTERATIVA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA NA ESCOLA

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Química nas escolas, principalmente em escolas públicas, apresenta indesejáveis dificuldades na aprendizagem do aluno, em especial o estudo sobre a “Tabela Periódica”, tornando se bastante distante do que se propõe, ou seja, o ensino de Química tanto hoje como no passado vem privilegiando somente os aspectos teóricos de forma complexa que se torna algo turvo para o educando. Com isso, o seguinte trabalho teve como objetivo enfatizar a contextualização sobre os conceitos básicos que envolvem a tabela periódica, por meio de uma prática pedagógica. Para a confecção dos elementos químicos, todos eles foram impressos, recortados e colados individualmente (em pedaços no formato de quadrados) em EVA, para facilitar a montagem desse material, foi colado em cada peça de EVA, na parte anterior, um pedaço de velcro. O mesmo processo de colagem de pedaços de velcro foi realizado em uma peça de EVA branco (que foi dividida em linhas e colunas, representando os períodos e grupos ou famílias, bem como, todos os elementos químicos) na qual simbolizava a tabela periódica e posteriormente foi onde os alunos encaixaram cada elemento. Para a realização da prática, a turma de alunos foi divida em grupos contendo de 4 a 6 componentes, totalizando 4 grupos. Após a divisão, cada grupo recebeu uma tabela periódica impressa (que foi utilizada para a identificação e memorização dos elementos químicos) e ficou responsável por montar uma família/grupo da tabela periódica, sendo eles: Gases nobres e hidrogênio, metais, metais de transição, semi-metais e não-metais. Cada grupo teve um tempo de 10 minutos para memorizar os elementos e de 5minutos para realizar a montagem (sem o auxilio da tabela impressa). Todavia, no momento da montagem, todos os elementos químicos foram misturados, para dificultar a procura. Ao finalizarem a montagem da tabela, os alunos tiveram que identificar cada família, e então, com o auxilio de todos os alunos, o professor/estagiário realizou a correção das peças colocadas erroneamente. A metodologia empregada possibilitou aos alunos fazerem uma revisão dos principais elementos químicos da tabela periódica e sua organização na tabela, bem como da classificação das famílias que a compõe. Além disso, foi possível desenvolver habilidades importantes como raciocínio lógico, estratégia e agilidade. Foi notório o interesse dos alunos no decorrer da dinâmica, visto que a maioria das aulas empregadas são do método tradicional e pouco atraente aos alunos, logo atividades que tenham uma proposta diferente que envolvam os alunos e os façam interagir enriquecem a aula e fortalecem o aprendizado. Podemos concluir que a prática realizada junto aos alunos, obteve resultados satisfatórios, uma vez que esta contribuiu para a construção do conhecimento sobre tabela periódica para os alunos e consequentemente, o objetivo de torná-los mais ativos no processo de ensino-aprendizagem foi atingido.

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