Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS PINTURAS RENASCENTISTAS EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DO PIBID.

Palavra-chaves: IMAGENS, ARTE, PIBID, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35639
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2360
    "inscrito_id" => 1779
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS PINTURAS RENASCENTISTAS EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DO PIBID."
    "resumo" => "O Ensino de história encontra dificuldades em relação ao interesse dos alunos pelo saber histórico, sendo assim os professores precisam dispor de metodologias que incentivem o gosto pela disciplina, portanto neste cenário o PIBID- programa institucional de bolsas de iniciação a docência, é de grande auxilio à educação brasileira, pois esse projeto viabiliza melhor os mecanismos que ajudam na construção do conhecimento em sala de aula, através de atividades dinâmicas que prendem a atenção do aluno, como jogos, músicas, HQs, atividades de letramento, vídeos, oficinas e imagens. Utilizados em sintonia com os conteúdos ministrados, exercem melhor eficácia, dinamismo, interatividade e uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados.As imagens possuem as características essenciais para serem utilizadas pelo historiador-pesquisador, e pelo professor em sua prática de sala de aula, pois as imagens existem como representações de uma determinada sociedade, sendo analisadas pelo seu contexto histórico, assim como utilizando suas características técnicas, elas se tornam muito eficazes para o Ensino de história, evitando assim o simplismo de sua utilização.Nesse sentido, ao se trabalhar com imagens há uma atenção maior voltada para elas, o que permitiu que fosse possível trabalhar a Arte Renascentista em sala de aula pelo PIBID, com o objetivo de fazer com que os alunos pudessem ver características nas obras apresentadas, percebendo elementos através dos olhares voltados para as telas. No nosso cotidiano, vivemos cercados por imagens, o que nos ajuda a entender a eficácia e a atenção que as imagens exercem nos alunos e a facilidade que eles possuem na percepção de elementos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "IMAGENS, ARTE, PIBID, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID1779_11092017213548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS COSTA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS ALMEIDA"
    "autor_email" => "thais11costa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35639
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2360
    "inscrito_id" => 1779
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS PINTURAS RENASCENTISTAS EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DO PIBID."
    "resumo" => "O Ensino de história encontra dificuldades em relação ao interesse dos alunos pelo saber histórico, sendo assim os professores precisam dispor de metodologias que incentivem o gosto pela disciplina, portanto neste cenário o PIBID- programa institucional de bolsas de iniciação a docência, é de grande auxilio à educação brasileira, pois esse projeto viabiliza melhor os mecanismos que ajudam na construção do conhecimento em sala de aula, através de atividades dinâmicas que prendem a atenção do aluno, como jogos, músicas, HQs, atividades de letramento, vídeos, oficinas e imagens. Utilizados em sintonia com os conteúdos ministrados, exercem melhor eficácia, dinamismo, interatividade e uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados.As imagens possuem as características essenciais para serem utilizadas pelo historiador-pesquisador, e pelo professor em sua prática de sala de aula, pois as imagens existem como representações de uma determinada sociedade, sendo analisadas pelo seu contexto histórico, assim como utilizando suas características técnicas, elas se tornam muito eficazes para o Ensino de história, evitando assim o simplismo de sua utilização.Nesse sentido, ao se trabalhar com imagens há uma atenção maior voltada para elas, o que permitiu que fosse possível trabalhar a Arte Renascentista em sala de aula pelo PIBID, com o objetivo de fazer com que os alunos pudessem ver características nas obras apresentadas, percebendo elementos através dos olhares voltados para as telas. No nosso cotidiano, vivemos cercados por imagens, o que nos ajuda a entender a eficácia e a atenção que as imagens exercem nos alunos e a facilidade que eles possuem na percepção de elementos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "IMAGENS, ARTE, PIBID, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID1779_11092017213548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS COSTA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS ALMEIDA"
    "autor_email" => "thais11costa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Ensino de história encontra dificuldades em relação ao interesse dos alunos pelo saber histórico, sendo assim os professores precisam dispor de metodologias que incentivem o gosto pela disciplina, portanto neste cenário o PIBID- programa institucional de bolsas de iniciação a docência, é de grande auxilio à educação brasileira, pois esse projeto viabiliza melhor os mecanismos que ajudam na construção do conhecimento em sala de aula, através de atividades dinâmicas que prendem a atenção do aluno, como jogos, músicas, HQs, atividades de letramento, vídeos, oficinas e imagens. Utilizados em sintonia com os conteúdos ministrados, exercem melhor eficácia, dinamismo, interatividade e uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados.As imagens possuem as características essenciais para serem utilizadas pelo historiador-pesquisador, e pelo professor em sua prática de sala de aula, pois as imagens existem como representações de uma determinada sociedade, sendo analisadas pelo seu contexto histórico, assim como utilizando suas características técnicas, elas se tornam muito eficazes para o Ensino de história, evitando assim o simplismo de sua utilização.Nesse sentido, ao se trabalhar com imagens há uma atenção maior voltada para elas, o que permitiu que fosse possível trabalhar a Arte Renascentista em sala de aula pelo PIBID, com o objetivo de fazer com que os alunos pudessem ver características nas obras apresentadas, percebendo elementos através dos olhares voltados para as telas. No nosso cotidiano, vivemos cercados por imagens, o que nos ajuda a entender a eficácia e a atenção que as imagens exercem nos alunos e a facilidade que eles possuem na percepção de elementos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.