Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, CURSO DE PEDAGOGIA E DEPRESSÃO: PONTOS DE INTERSECÇÃO

Palavra-chaves: POPULAÇÃO NEGRA, PEDAGOGIA, DEPRESSÃO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38599
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1002
    "inscrito_id" => 671
    "titulo" => "SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, CURSO DE PEDAGOGIA E DEPRESSÃO: PONTOS DE INTERSECÇÃO"
    "resumo" => ": O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com portfólios feitos por estudantes do curso de Pedagogia como instrumento de avaliação da disciplina de Teoria Curricular e Políticas e Práticas Pedagógicas na Escola e na Sala de Aula da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando como umas das bases metodológicas, a autobiografia, foi feita uma proposta aos estudantes que realizassem a construção de um portfólio com a seguinte temática: Conte sua história de vida na perspectiva do por que você quer torna-se Pedagogo/a...Seguindo como orientação essa pergunta, os estudantes desenvolveram criativos portfólios .Inicialmente era uma avaliação para a disciplina, contudo, frente as informações que apareciam nos portfólios surgiu o interesse de transformar tais dados em pesquisa, afim de construir saber científico sobre esses casos e poder, de alguma forma, trazer a tona a realidade de dificuldades que vivenciam os estudantes de Pedagogia dessa universidade. Nesse contexto foi realizado o estudo dos casos e identificados alguns pontos de intersecção entre a população negra, o curso de Pedagogia e a depressão. Visto que foram recorrentes alguns relatos sobre extremas dificuldades no decorrer da vida cotidiana, também sobre problemas para concluir o curso de Pedagogia, dificuldades com colegas, familiares e tantas outras questões que causavam profundo sofrimento e depressão em vários estudantes. Fatos que apareceram correlacionados à população negra do curso de Pedagogia. Em suma, são apresentados, no artigo, dados que mostram como três elementos distintos se interseccionam e interferem diretamente na vida dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "POPULAÇÃO NEGRA, PEDAGOGIA, DEPRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID671_08092017123030.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUXILIADORA MARIA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA MAR"
    "autor_email" => "silinhaead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38599
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1002
    "inscrito_id" => 671
    "titulo" => "SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, CURSO DE PEDAGOGIA E DEPRESSÃO: PONTOS DE INTERSECÇÃO"
    "resumo" => ": O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com portfólios feitos por estudantes do curso de Pedagogia como instrumento de avaliação da disciplina de Teoria Curricular e Políticas e Práticas Pedagógicas na Escola e na Sala de Aula da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando como umas das bases metodológicas, a autobiografia, foi feita uma proposta aos estudantes que realizassem a construção de um portfólio com a seguinte temática: Conte sua história de vida na perspectiva do por que você quer torna-se Pedagogo/a...Seguindo como orientação essa pergunta, os estudantes desenvolveram criativos portfólios .Inicialmente era uma avaliação para a disciplina, contudo, frente as informações que apareciam nos portfólios surgiu o interesse de transformar tais dados em pesquisa, afim de construir saber científico sobre esses casos e poder, de alguma forma, trazer a tona a realidade de dificuldades que vivenciam os estudantes de Pedagogia dessa universidade. Nesse contexto foi realizado o estudo dos casos e identificados alguns pontos de intersecção entre a população negra, o curso de Pedagogia e a depressão. Visto que foram recorrentes alguns relatos sobre extremas dificuldades no decorrer da vida cotidiana, também sobre problemas para concluir o curso de Pedagogia, dificuldades com colegas, familiares e tantas outras questões que causavam profundo sofrimento e depressão em vários estudantes. Fatos que apareceram correlacionados à população negra do curso de Pedagogia. Em suma, são apresentados, no artigo, dados que mostram como três elementos distintos se interseccionam e interferem diretamente na vida dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "POPULAÇÃO NEGRA, PEDAGOGIA, DEPRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID671_08092017123030.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUXILIADORA MARIA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA MAR"
    "autor_email" => "silinhaead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com portfólios feitos por estudantes do curso de Pedagogia como instrumento de avaliação da disciplina de Teoria Curricular e Políticas e Práticas Pedagógicas na Escola e na Sala de Aula da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando como umas das bases metodológicas, a autobiografia, foi feita uma proposta aos estudantes que realizassem a construção de um portfólio com a seguinte temática: Conte sua história de vida na perspectiva do por que você quer torna-se Pedagogo/a...Seguindo como orientação essa pergunta, os estudantes desenvolveram criativos portfólios .Inicialmente era uma avaliação para a disciplina, contudo, frente as informações que apareciam nos portfólios surgiu o interesse de transformar tais dados em pesquisa, afim de construir saber científico sobre esses casos e poder, de alguma forma, trazer a tona a realidade de dificuldades que vivenciam os estudantes de Pedagogia dessa universidade. Nesse contexto foi realizado o estudo dos casos e identificados alguns pontos de intersecção entre a população negra, o curso de Pedagogia e a depressão. Visto que foram recorrentes alguns relatos sobre extremas dificuldades no decorrer da vida cotidiana, também sobre problemas para concluir o curso de Pedagogia, dificuldades com colegas, familiares e tantas outras questões que causavam profundo sofrimento e depressão em vários estudantes. Fatos que apareceram correlacionados à população negra do curso de Pedagogia. Em suma, são apresentados, no artigo, dados que mostram como três elementos distintos se interseccionam e interferem diretamente na vida dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.