Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO DE FISICA, EXPERIMENTOS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37959
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4324
    "inscrito_id" => 10139
    "titulo" => "O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As escolas públicas no Brasil enfrentam diversas dificuldades, como: falta de professores capacitados, estrutura física, interesse dos alunos, entre outros problemas que persistem. Podemos facilmente perceber que a escola necessita de meios alternativos que diminuam as dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem, que façam os alunos assimilarem melhor os conteúdos vivenciados em sala de aula e aperfeiçoem seus conhecimentos, por esse motivo é trazido uma ferramenta auxiliadora que potencializa o conhecimento adquirido pelo aluno, tal ferramenta é a experimentação, que traz um mundo novo para os discentes, motivando e estimulando seu interesse, além de mostrar que o que foi trabalhado em sala tem relevância em sua vida e que diversas teorias podem apresentar algumas variações no seu resultado quando experimentada. As práticas experimentais promovem a análise, investigação, discussão, construção de hipóteses, entre outras formas de exploração do ensino de Física. Será mostrado que a utilização desse método é algo que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e que sua aplicabilidade por muitas vezes é colocada em dúvida, pelo medo de sua utilização, por não saber a melhor maneira de introduzi-la ou pelo tempo demandado em seu planejamento e elaboração. A análise feita será baseada em diversas pesquisas pelos mais diversos autores que tiveram discernimento de buscar formas de tirar um pensamento criado pelos alunos de que a física é uma matéria muito complexa e de difícil assimilação. A transformação do pensamento do discente sobre a disciplina é algo que será encarado como um dos principais objetivos dessa pesquisa para obtenção da melhor aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FISICA, EXPERIMENTOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10139_16102017204236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RENATO FLORENTINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO LIMA"
    "autor_email" => "renatynholyma@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37959
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4324
    "inscrito_id" => 10139
    "titulo" => "O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As escolas públicas no Brasil enfrentam diversas dificuldades, como: falta de professores capacitados, estrutura física, interesse dos alunos, entre outros problemas que persistem. Podemos facilmente perceber que a escola necessita de meios alternativos que diminuam as dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem, que façam os alunos assimilarem melhor os conteúdos vivenciados em sala de aula e aperfeiçoem seus conhecimentos, por esse motivo é trazido uma ferramenta auxiliadora que potencializa o conhecimento adquirido pelo aluno, tal ferramenta é a experimentação, que traz um mundo novo para os discentes, motivando e estimulando seu interesse, além de mostrar que o que foi trabalhado em sala tem relevância em sua vida e que diversas teorias podem apresentar algumas variações no seu resultado quando experimentada. As práticas experimentais promovem a análise, investigação, discussão, construção de hipóteses, entre outras formas de exploração do ensino de Física. Será mostrado que a utilização desse método é algo que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e que sua aplicabilidade por muitas vezes é colocada em dúvida, pelo medo de sua utilização, por não saber a melhor maneira de introduzi-la ou pelo tempo demandado em seu planejamento e elaboração. A análise feita será baseada em diversas pesquisas pelos mais diversos autores que tiveram discernimento de buscar formas de tirar um pensamento criado pelos alunos de que a física é uma matéria muito complexa e de difícil assimilação. A transformação do pensamento do discente sobre a disciplina é algo que será encarado como um dos principais objetivos dessa pesquisa para obtenção da melhor aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FISICA, EXPERIMENTOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10139_16102017204236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RENATO FLORENTINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO LIMA"
    "autor_email" => "renatynholyma@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As escolas públicas no Brasil enfrentam diversas dificuldades, como: falta de professores capacitados, estrutura física, interesse dos alunos, entre outros problemas que persistem. Podemos facilmente perceber que a escola necessita de meios alternativos que diminuam as dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem, que façam os alunos assimilarem melhor os conteúdos vivenciados em sala de aula e aperfeiçoem seus conhecimentos, por esse motivo é trazido uma ferramenta auxiliadora que potencializa o conhecimento adquirido pelo aluno, tal ferramenta é a experimentação, que traz um mundo novo para os discentes, motivando e estimulando seu interesse, além de mostrar que o que foi trabalhado em sala tem relevância em sua vida e que diversas teorias podem apresentar algumas variações no seu resultado quando experimentada. As práticas experimentais promovem a análise, investigação, discussão, construção de hipóteses, entre outras formas de exploração do ensino de Física. Será mostrado que a utilização desse método é algo que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e que sua aplicabilidade por muitas vezes é colocada em dúvida, pelo medo de sua utilização, por não saber a melhor maneira de introduzi-la ou pelo tempo demandado em seu planejamento e elaboração. A análise feita será baseada em diversas pesquisas pelos mais diversos autores que tiveram discernimento de buscar formas de tirar um pensamento criado pelos alunos de que a física é uma matéria muito complexa e de difícil assimilação. A transformação do pensamento do discente sobre a disciplina é algo que será encarado como um dos principais objetivos dessa pesquisa para obtenção da melhor aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.