Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE OS DOCUMENTOS FORMATIVOS: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Palavra-chaves: PROJETO PEDAGÓGICO, DIRETRIZES CURRICULARES, CURSO DE PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38187
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4516
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE OS DOCUMENTOS FORMATIVOS: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS"
    "resumo" => "Ao passar do tempo o currículo do curso de Pedagogia sofreu uma série de reformulações, desde sua criação em 1939 vem sendo modificado devido as demandas sociais e legais para aperfeiçoamento do curso, resultando no currículo que conhecemos atualmente. A fim de compreender a percepção dos alunos do curso de Pedagogia em relação aos documentos curriculares que estruturam o curso supracitado, o seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no qual teve o intuito de perceber a compreensão desses discentes acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) (2012), elaborado em uma parceria entre o Campus Central e Campi Avançados, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura outorgadas pelo Conselho Nacional de Educação (2006). Esta problemática surgiu com a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, ministrada no terceiro período do curso de Pedagogia da UERN, que dentre outros conteúdos, aludiu aos referidos documentos e sua importância para a estruturação do curso de Pedagogia, partimos do pressuposto de que somente é possível se opor, questionar, criticar e propor soluções ao curso se a pessoa que o faz possuir discernimento a respeito dos documentos que regem o mesmo. Por fim, foi constatado que o projeto pedagógico precisa ser frequentemente examinado de forma coletiva, de modo que envolva discentes, docentes, técnicos administrativos e demais funcionários, a fim de identificar novas possibilidades para o currículo do curso e que este possa acompanhar as evoluções e contrariedades que estão presentes no cotidiano dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, DIRETRIZES CURRICULARES, CURSO DE PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID405_16102017223150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TAIZA NAIARA DA SILVA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "TAIZA LUZ"
    "autor_email" => "mariataizaluz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38187
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4516
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE OS DOCUMENTOS FORMATIVOS: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS"
    "resumo" => "Ao passar do tempo o currículo do curso de Pedagogia sofreu uma série de reformulações, desde sua criação em 1939 vem sendo modificado devido as demandas sociais e legais para aperfeiçoamento do curso, resultando no currículo que conhecemos atualmente. A fim de compreender a percepção dos alunos do curso de Pedagogia em relação aos documentos curriculares que estruturam o curso supracitado, o seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no qual teve o intuito de perceber a compreensão desses discentes acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) (2012), elaborado em uma parceria entre o Campus Central e Campi Avançados, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura outorgadas pelo Conselho Nacional de Educação (2006). Esta problemática surgiu com a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, ministrada no terceiro período do curso de Pedagogia da UERN, que dentre outros conteúdos, aludiu aos referidos documentos e sua importância para a estruturação do curso de Pedagogia, partimos do pressuposto de que somente é possível se opor, questionar, criticar e propor soluções ao curso se a pessoa que o faz possuir discernimento a respeito dos documentos que regem o mesmo. Por fim, foi constatado que o projeto pedagógico precisa ser frequentemente examinado de forma coletiva, de modo que envolva discentes, docentes, técnicos administrativos e demais funcionários, a fim de identificar novas possibilidades para o currículo do curso e que este possa acompanhar as evoluções e contrariedades que estão presentes no cotidiano dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, DIRETRIZES CURRICULARES, CURSO DE PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID405_16102017223150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TAIZA NAIARA DA SILVA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "TAIZA LUZ"
    "autor_email" => "mariataizaluz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ao passar do tempo o currículo do curso de Pedagogia sofreu uma série de reformulações, desde sua criação em 1939 vem sendo modificado devido as demandas sociais e legais para aperfeiçoamento do curso, resultando no currículo que conhecemos atualmente. A fim de compreender a percepção dos alunos do curso de Pedagogia em relação aos documentos curriculares que estruturam o curso supracitado, o seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no qual teve o intuito de perceber a compreensão desses discentes acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) (2012), elaborado em uma parceria entre o Campus Central e Campi Avançados, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura outorgadas pelo Conselho Nacional de Educação (2006). Esta problemática surgiu com a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, ministrada no terceiro período do curso de Pedagogia da UERN, que dentre outros conteúdos, aludiu aos referidos documentos e sua importância para a estruturação do curso de Pedagogia, partimos do pressuposto de que somente é possível se opor, questionar, criticar e propor soluções ao curso se a pessoa que o faz possuir discernimento a respeito dos documentos que regem o mesmo. Por fim, foi constatado que o projeto pedagógico precisa ser frequentemente examinado de forma coletiva, de modo que envolva discentes, docentes, técnicos administrativos e demais funcionários, a fim de identificar novas possibilidades para o currículo do curso e que este possa acompanhar as evoluções e contrariedades que estão presentes no cotidiano dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.