BELEM, Joice Pereira et al.. Os processos psicoeducacionais da afetividade infantil. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38118>. Acesso em: 21/11/2024 22:45
Este relato de experiência foi construído por meio de uma observação realizada na educação infantil que teve como foco a educação emocional. Foi então buscado um referencial teórico, para a fundamentação desse relato, que guiaram o desenvolvimento deste relato. A educação relacionada aos fatores emocionais, busca estabelecer diversas pontes entre o bem estar individual e social do educando e pretende fortalecer as práticas educacionais realizadas no contexto escolar e fora dele. Trabalhando esse contexto psicológico e pedagógico, percebemos a importância da escola ligada a um convívio familiar que supra as necessidades internas da criança e a sua plena inserção na sociedade. Quando nos referimos ao termo família, que é uma espécie de instituição, precisamos relembrar conceitos como confiança e proteção, que definirão a personalidade do aluno; construirão uma base emocional e facilitaram os caminhos do educando para aprender cada tarefa proposta na sala de aula. Assim o objetivo geral deste trabalho, foi descrever o papel dos processos psicoeducacionais na infância e a importância dos pais nas relações psicossociais da criança e como estes fatores interferem tanto na afetividade como na aprendizagem do aluno. Além disso, demonstrar a importância do papel familiar no desenvolvimento infantil identificando as necessidades socioafetivas e psicoafetivas da criança, através da observação em sala de aula compreendendo os processos psicológicos e emocionais de um sujeito. Pretendemos concentrar nossos objetivos em descobrir fatores psíquicos internos que são expressados por meio de comportamentos externos, como um reflexo, que despertará o interesse da análise psicológica, pedagógica e emocional. Este relato demonstrará uma problemática, revelando algumas causas, influências e fatores que guiarão a uma possível solução, levando sempre em consideração o contexto de vida do docente.