Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODUS VIVENDIS ALTERADOS E TERRITÓRIOS EXPROPRIADOS: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA ALDEIA SALTO UTIARITI E QUATRO CACHOEIRAS (MT)

Palavra-chaves: MODUS VIVENDIS, MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E INFORMACIONAL, MUNDO CAPITALISTA GLOBALIZADO, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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      saberes a respeito da técnica e Tecnologia no Território Mato-grossense” realizado\r\n
      pelos alunos do curso de Edificações do IFMT – Campus Cuiabá. Objetivando romper\r\n
      com a produção de um saber fragmentado, dissociado da realidade técnico-científico e\r\n
      informacional prevalecente na sociedade contemporânea, este projeto de pesquisa teve\r\n
      como objetivo por meio do tema gerador “Técnica e Tecnologia” propiciar aos alunos a\r\n
      capacidade para compreender e avaliar a gênese das tecnologias comunicacionais e\r\n
      informacionais na produção do espaço mato-grossense e seus impactos nas\r\n
      comunidades tradicionais indígenas. O trabalho possui como objetivo relatar a\r\n
      experiência pedagógica vivenciada pelos alunos de Edificações na aldeia do Salto do\r\n
      Utiariti e Quatro Cachoeiras objetivando entender a gênese da produção do meio-\r\n
      técnico-cientifico- informacional no território indígena e as repercussões na maneira de\r\n
      viver, consumir e viver do povo Paresi.\u{A0}A opção metodológica adotada foi o estudo do\r\n
      meio, por intermédio da realização da visita técnica nas Aldeias Quatro Cachoeiras e\r\n
      Utiariti localizadas no município de Campo Novo do Parecis (MT), revisão\r\n
      bibliográfica e realização de registros fotográficos e midiáticos (vídeos) . A experiência\r\n
      pedagógica possibilitou-nos constatar que, embora as mesmas pertencessem em um\r\n
      mesmo grupo étnico, apresentavam diferenças no que diz respeito à temporalidade de\r\n
      inserção ao mundo capitalista globalizado, refletindo nas formas de viver, consumir e\r\n
      produzir. No aspecto produtivo um paradoxo se configura. A alteração no processo\r\n
      produtivo desse povo, da agricultura tradicional para a lavoura mecanizada, ao mesmo\r\n
      tempo em que, representou uma conquista para esse povo, no sentido que possibilitou o\r\n
      retorno às aldeias dos homens que antes trabalhavam nas fazendas, bem como, para a\r\n
      obtenção de renda para investir em projetos comunitários, por outro lado abriu um\r\n
      precedente que preocupa as demais etnias que vivem no Cerrado e nas áreas de\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho faz parte de um projeto transdisciplinar denominado “Olhares e saberes a respeito da técnica e Tecnologia no Território Mato-grossense” realizado pelos alunos do curso de Edificações do IFMT – Campus Cuiabá. Objetivando romper com a produção de um saber fragmentado, dissociado da realidade técnico-científico e informacional prevalecente na sociedade contemporânea, este projeto de pesquisa teve como objetivo por meio do tema gerador “Técnica e Tecnologia” propiciar aos alunos a capacidade para compreender e avaliar a gênese das tecnologias comunicacionais e informacionais na produção do espaço mato-grossense e seus impactos nas comunidades tradicionais indígenas. O trabalho possui como objetivo relatar a experiência pedagógica vivenciada pelos alunos de Edificações na aldeia do Salto do Utiariti e Quatro Cachoeiras objetivando entender a gênese da produção do meio- técnico-cientifico- informacional no território indígena e as repercussões na maneira de viver, consumir e viver do povo Paresi. A opção metodológica adotada foi o estudo do meio, por intermédio da realização da visita técnica nas Aldeias Quatro Cachoeiras e Utiariti localizadas no município de Campo Novo do Parecis (MT), revisão bibliográfica e realização de registros fotográficos e midiáticos (vídeos) . A experiência pedagógica possibilitou-nos constatar que, embora as mesmas pertencessem em um mesmo grupo étnico, apresentavam diferenças no que diz respeito à temporalidade de inserção ao mundo capitalista globalizado, refletindo nas formas de viver, consumir e produzir. No aspecto produtivo um paradoxo se configura. A alteração no processo produtivo desse povo, da agricultura tradicional para a lavoura mecanizada, ao mesmo tempo em que, representou uma conquista para esse povo, no sentido que possibilitou o retorno às aldeias dos homens que antes trabalhavam nas fazendas, bem como, para a obtenção de renda para investir em projetos comunitários, por outro lado abriu um precedente que preocupa as demais etnias que vivem no Cerrado e nas áreas de transição, uma vez que esses povos passam a adotar o modelo ocidental de produzir.

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