Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTIMULAR O LÚDICO EM CRIANÇAS AUTISTAS A PARTIR DO AUXÍLIO DOS GAMES EDUCATIVOS

Palavra-chaves: LÚDICO, AUTISMO, GAMES EDUCATIVOS Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36863
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4929
    "inscrito_id" => 7888
    "titulo" => "ESTIMULAR O LÚDICO EM CRIANÇAS AUTISTAS A PARTIR DO AUXÍLIO DOS GAMES EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo abordar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) através do seu significado, conceitos, causas e conseqüências no desenvolvimento cognitivo de crianças e sua relação com a aprendizagem em ambientes educacionais. Ao trazer o uso da tecnologia, é utilizado o conceito dos games educativos como ferramenta importante para o trabalho do lúdico. Esta pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, em especifico na sala funcional de apoio pedagógico, para pessoas com deficiência. A sala é utilizada para auxiliar pedagogicamente os alunos regularmente matriculados na instituição, visando seu melhor desempenho, rendimento e aproveitamento escolar.Diante destas perspectivas foram realizadas atividades com fins pedagógicos de forma lúdica, fomentando a interatividade da criança TEA, com os recursos encontrados na sala funcional. Tendo em vista o objetivo de estimular o lúdico em crianças autistas através de games educativos, o universo da pesquisa será reconhecido através do método biomédico (diagnostico) em crianças com faixa etária de 03 a 07 anos de idade. Os dados sobre o autismo, interação social e ludicidade, serão avaliado teórico e bibliograficamente de acordo com os estudiosos na área, sendo os principais: Kishmoto, Piaget, Vygotsky. A importância dos aspectos éticos nas pesquisas científica está baseada no respeito, individual e inviolável, à pessoa humana. Diante disto, o presente projeto de pesquisa garante à manutenção do sigilo e da privacidade dos participantes da pesquisa durante todas as fases. A ausência da ludicidade na criança autista está relacionada às suas brincadeiras de faz de conta que, geralmente, são empobrecidas. É nesse tipo de brincadeira que ocorre as mais precoces manifestações de habilidades para entender informações suas e dos outros. Nas brincadeiras de faz de conta, as crianças com desenvolvimento típico geralmente atribuem um objeto características de outro, como por exemplo, uma garrafa plástica pode virar um avião, um barco, o que a criança quiser, dependendo da sua imaginação; ou atribui a um objeto outras funções diferentes das que realmente possui, criando cenas imaginárias e representando-as."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, AUTISMO, GAMES EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7888_17102017141215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABIGAIL CODECEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ABIGAIL"
    "autor_email" => "abigailcodeceira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36863
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4929
    "inscrito_id" => 7888
    "titulo" => "ESTIMULAR O LÚDICO EM CRIANÇAS AUTISTAS A PARTIR DO AUXÍLIO DOS GAMES EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo abordar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) através do seu significado, conceitos, causas e conseqüências no desenvolvimento cognitivo de crianças e sua relação com a aprendizagem em ambientes educacionais. Ao trazer o uso da tecnologia, é utilizado o conceito dos games educativos como ferramenta importante para o trabalho do lúdico. Esta pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, em especifico na sala funcional de apoio pedagógico, para pessoas com deficiência. A sala é utilizada para auxiliar pedagogicamente os alunos regularmente matriculados na instituição, visando seu melhor desempenho, rendimento e aproveitamento escolar.Diante destas perspectivas foram realizadas atividades com fins pedagógicos de forma lúdica, fomentando a interatividade da criança TEA, com os recursos encontrados na sala funcional. Tendo em vista o objetivo de estimular o lúdico em crianças autistas através de games educativos, o universo da pesquisa será reconhecido através do método biomédico (diagnostico) em crianças com faixa etária de 03 a 07 anos de idade. Os dados sobre o autismo, interação social e ludicidade, serão avaliado teórico e bibliograficamente de acordo com os estudiosos na área, sendo os principais: Kishmoto, Piaget, Vygotsky. A importância dos aspectos éticos nas pesquisas científica está baseada no respeito, individual e inviolável, à pessoa humana. Diante disto, o presente projeto de pesquisa garante à manutenção do sigilo e da privacidade dos participantes da pesquisa durante todas as fases. A ausência da ludicidade na criança autista está relacionada às suas brincadeiras de faz de conta que, geralmente, são empobrecidas. É nesse tipo de brincadeira que ocorre as mais precoces manifestações de habilidades para entender informações suas e dos outros. Nas brincadeiras de faz de conta, as crianças com desenvolvimento típico geralmente atribuem um objeto características de outro, como por exemplo, uma garrafa plástica pode virar um avião, um barco, o que a criança quiser, dependendo da sua imaginação; ou atribui a um objeto outras funções diferentes das que realmente possui, criando cenas imaginárias e representando-as."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, AUTISMO, GAMES EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7888_17102017141215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABIGAIL CODECEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ABIGAIL"
    "autor_email" => "abigailcodeceira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) através do seu significado, conceitos, causas e conseqüências no desenvolvimento cognitivo de crianças e sua relação com a aprendizagem em ambientes educacionais. Ao trazer o uso da tecnologia, é utilizado o conceito dos games educativos como ferramenta importante para o trabalho do lúdico. Esta pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, em especifico na sala funcional de apoio pedagógico, para pessoas com deficiência. A sala é utilizada para auxiliar pedagogicamente os alunos regularmente matriculados na instituição, visando seu melhor desempenho, rendimento e aproveitamento escolar.Diante destas perspectivas foram realizadas atividades com fins pedagógicos de forma lúdica, fomentando a interatividade da criança TEA, com os recursos encontrados na sala funcional. Tendo em vista o objetivo de estimular o lúdico em crianças autistas através de games educativos, o universo da pesquisa será reconhecido através do método biomédico (diagnostico) em crianças com faixa etária de 03 a 07 anos de idade. Os dados sobre o autismo, interação social e ludicidade, serão avaliado teórico e bibliograficamente de acordo com os estudiosos na área, sendo os principais: Kishmoto, Piaget, Vygotsky. A importância dos aspectos éticos nas pesquisas científica está baseada no respeito, individual e inviolável, à pessoa humana. Diante disto, o presente projeto de pesquisa garante à manutenção do sigilo e da privacidade dos participantes da pesquisa durante todas as fases. A ausência da ludicidade na criança autista está relacionada às suas brincadeiras de faz de conta que, geralmente, são empobrecidas. É nesse tipo de brincadeira que ocorre as mais precoces manifestações de habilidades para entender informações suas e dos outros. Nas brincadeiras de faz de conta, as crianças com desenvolvimento típico geralmente atribuem um objeto características de outro, como por exemplo, uma garrafa plástica pode virar um avião, um barco, o que a criança quiser, dependendo da sua imaginação; ou atribui a um objeto outras funções diferentes das que realmente possui, criando cenas imaginárias e representando-as.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.