Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36189
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3857
    "inscrito_id" => 5530
    "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO  DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM  EM QUÍMICA"
    "resumo" => "O Ensino Básico no Brasil, de acordo com o Plano Nacional de Educação, Lei nº. 10.172/2001 deve garantir a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais e regionais, dentre outros (BRASIL, 2009). Através disso, as atividades que possuem caráter lúdico devem ter seu papel significativo em sala de aula, pois auxiliam o professor de maneira dinâmica. Por isso, devem ser levadas com seriedade e planejamento. É considerada atividade lúdica qualquer movimento que tem por objetivo produzir prazer quanto a sua execução, ou seja, divertir o praticante. Portanto após o termino da intervenção pedagógica foram aplicados um questionário para avaliar os estudantes na ação desenvolvida na escola. Através disso, as atividades que possuem caráter lúdico devem ter seu papel significativo em sala de aula, pois auxiliam o professor de maneira dinâmica. Por isso, devem ser levadas com seriedade e planejamento. Desses entrevistados alguns deles são licenciados em química, biologia e física, a entrevista ocorreu na própria escola. Com isso, tem se buscado desenvolver de forma planejada as atividades lúdicas a serem usadas em sala de aula, pois é de fundamental importância para o professor, pois suas ações devem apresentar significado para o aluno, dando a oportunidade de vivenciar regras, aprender de acordo com as dificuldades, desenvolver o raciocínio e sua linguagem. Este trabalho tem como objetivo de analisar as concepções dos professores na utilização de jogos lúdicos nas aulas de química e a aplicação foi em uma escola da região do curimataú ocidental como uma das ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem de ensino de química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5530_16102017044703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36189
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3857
    "inscrito_id" => 5530
    "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO  DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM  EM QUÍMICA"
    "resumo" => "O Ensino Básico no Brasil, de acordo com o Plano Nacional de Educação, Lei nº. 10.172/2001 deve garantir a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais e regionais, dentre outros (BRASIL, 2009). Através disso, as atividades que possuem caráter lúdico devem ter seu papel significativo em sala de aula, pois auxiliam o professor de maneira dinâmica. Por isso, devem ser levadas com seriedade e planejamento. É considerada atividade lúdica qualquer movimento que tem por objetivo produzir prazer quanto a sua execução, ou seja, divertir o praticante. Portanto após o termino da intervenção pedagógica foram aplicados um questionário para avaliar os estudantes na ação desenvolvida na escola. Através disso, as atividades que possuem caráter lúdico devem ter seu papel significativo em sala de aula, pois auxiliam o professor de maneira dinâmica. Por isso, devem ser levadas com seriedade e planejamento. Desses entrevistados alguns deles são licenciados em química, biologia e física, a entrevista ocorreu na própria escola. Com isso, tem se buscado desenvolver de forma planejada as atividades lúdicas a serem usadas em sala de aula, pois é de fundamental importância para o professor, pois suas ações devem apresentar significado para o aluno, dando a oportunidade de vivenciar regras, aprender de acordo com as dificuldades, desenvolver o raciocínio e sua linguagem. Este trabalho tem como objetivo de analisar as concepções dos professores na utilização de jogos lúdicos nas aulas de química e a aplicação foi em uma escola da região do curimataú ocidental como uma das ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem de ensino de química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, PLANEJAMENTO, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5530_16102017044703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Ensino Básico no Brasil, de acordo com o Plano Nacional de Educação, Lei nº. 10.172/2001 deve garantir a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais e regionais, dentre outros (BRASIL, 2009). Através disso, as atividades que possuem caráter lúdico devem ter seu papel significativo em sala de aula, pois auxiliam o professor de maneira dinâmica. Por isso, devem ser levadas com seriedade e planejamento. É considerada atividade lúdica qualquer movimento que tem por objetivo produzir prazer quanto a sua execução, ou seja, divertir o praticante. Portanto após o termino da intervenção pedagógica foram aplicados um questionário para avaliar os estudantes na ação desenvolvida na escola. Através disso, as atividades que possuem caráter lúdico devem ter seu papel significativo em sala de aula, pois auxiliam o professor de maneira dinâmica. Por isso, devem ser levadas com seriedade e planejamento. Desses entrevistados alguns deles são licenciados em química, biologia e física, a entrevista ocorreu na própria escola. Com isso, tem se buscado desenvolver de forma planejada as atividades lúdicas a serem usadas em sala de aula, pois é de fundamental importância para o professor, pois suas ações devem apresentar significado para o aluno, dando a oportunidade de vivenciar regras, aprender de acordo com as dificuldades, desenvolver o raciocínio e sua linguagem. Este trabalho tem como objetivo de analisar as concepções dos professores na utilização de jogos lúdicos nas aulas de química e a aplicação foi em uma escola da região do curimataú ocidental como uma das ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem de ensino de química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.