Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DOS BOLSISTAS DO PIBID COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: CINEMA, ESTRATÉGIA, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36152
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4590
    "inscrito_id" => 10155
    "titulo" => "CINE FÍSICA:  UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DOS BOLSISTAS DO PIBID COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      O presente trabalho apresenta uma experiência didática dos bolsistas do PIBID sobre a utilização do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Bragança, Pará. Nessa perspectiva, um filme do circuito comercial foi exibido aos estudantes. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. O produto audiovisual pode ser um ótimo ponto de partida para uma série de debates sobre os mais diversos temas referentes à física, não apenas para romper as imagens deformadas da ciência e do método científico identificadas nos alunos, mas também enriquecendo e ampliando estas concepções, sendo assim, o cinema atualmente pode ser trabalhado em prol de uma melhoria na educação.\r\n
      Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula. Pois a utilização de filmes é uma importante ferramenta de motivação para despertar o interesse sobre determinado tema ou assunto e, ainda, para fomentar debates em sala de aula. Finalmente, observa-se que a introdução de filmes representa mais uma oportunidade para rever e sofisticar a abordagem pedagógica e os conteúdos em sala de aula. Mediante os resultados obtidos através da coleta de dados, os discentes mostraram-se satisfeitos com a metodologia utilizada, o que leva a concluir que a utilização de obras fílmicas em sala de aula, é uma interessante estratégia para romper com o tradicionalismo, que ainda hoje vigora no ensino de física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ESTRATÉGIA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID10155_16102017230047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁVIA DO ROSÁRIO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DÁVIA SOUSA"
    "autor_email" => "daviassousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36152
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4590
    "inscrito_id" => 10155
    "titulo" => "CINE FÍSICA:  UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DOS BOLSISTAS DO PIBID COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      O presente trabalho apresenta uma experiência didática dos bolsistas do PIBID sobre a utilização do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Bragança, Pará. Nessa perspectiva, um filme do circuito comercial foi exibido aos estudantes. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. O produto audiovisual pode ser um ótimo ponto de partida para uma série de debates sobre os mais diversos temas referentes à física, não apenas para romper as imagens deformadas da ciência e do método científico identificadas nos alunos, mas também enriquecendo e ampliando estas concepções, sendo assim, o cinema atualmente pode ser trabalhado em prol de uma melhoria na educação.\r\n
      Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula. Pois a utilização de filmes é uma importante ferramenta de motivação para despertar o interesse sobre determinado tema ou assunto e, ainda, para fomentar debates em sala de aula. Finalmente, observa-se que a introdução de filmes representa mais uma oportunidade para rever e sofisticar a abordagem pedagógica e os conteúdos em sala de aula. Mediante os resultados obtidos através da coleta de dados, os discentes mostraram-se satisfeitos com a metodologia utilizada, o que leva a concluir que a utilização de obras fílmicas em sala de aula, é uma interessante estratégia para romper com o tradicionalismo, que ainda hoje vigora no ensino de física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CINEMA, ESTRATÉGIA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID10155_16102017230047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÁVIA DO ROSÁRIO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DÁVIA SOUSA"
    "autor_email" => "daviassousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência didática dos bolsistas do PIBID sobre a utilização do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Bragança, Pará. Nessa perspectiva, um filme do circuito comercial foi exibido aos estudantes. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. O produto audiovisual pode ser um ótimo ponto de partida para uma série de debates sobre os mais diversos temas referentes à física, não apenas para romper as imagens deformadas da ciência e do método científico identificadas nos alunos, mas também enriquecendo e ampliando estas concepções, sendo assim, o cinema atualmente pode ser trabalhado em prol de uma melhoria na educação. Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula. Pois a utilização de filmes é uma importante ferramenta de motivação para despertar o interesse sobre determinado tema ou assunto e, ainda, para fomentar debates em sala de aula. Finalmente, observa-se que a introdução de filmes representa mais uma oportunidade para rever e sofisticar a abordagem pedagógica e os conteúdos em sala de aula. Mediante os resultados obtidos através da coleta de dados, os discentes mostraram-se satisfeitos com a metodologia utilizada, o que leva a concluir que a utilização de obras fílmicas em sala de aula, é uma interessante estratégia para romper com o tradicionalismo, que ainda hoje vigora no ensino de física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.