Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LEITURA E ESCRITA: O LÚDICO NO ESPAÇO ESCOLAR COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: LÚDICO, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral(CO) GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3613
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: O LÚDICO NO ESPAÇO ESCOLAR COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Os jogos, brinquedos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida do ser humano desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, propiciando às crianças momentos prazerosos em sala de aula com ênfase significativa no processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de refletir a importância do lúdico na prática pedagógica como facilitador do processo ensino-aprendizagem do aluno na alfabetização, realizou-se uma pesquisa-ação a partir de estratégias lúdicas que promovem uma aprendizagem significativa para o alunado com resultados positivos no ensino. Logo, partimos da realização destas com os alunos numa turma de 1º ano em uma escola pública, no município de Alagoa Grande-PB, no qual, procurou-se investigar o nível de aprendizagem que os alunos se encontram , observando a carência de um método de ensino que contribua para os aspectos cognitivos, bem como, para uma aprendizagem significativa e a promoção do conhecimento. Este, o Lúdico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_660_8f5c27c107c6e84d3b107536a6fca626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA CIBELLE DE SOUSA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "erica.cibelle@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3613
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: O LÚDICO NO ESPAÇO ESCOLAR COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Os jogos, brinquedos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida do ser humano desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, propiciando às crianças momentos prazerosos em sala de aula com ênfase significativa no processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de refletir a importância do lúdico na prática pedagógica como facilitador do processo ensino-aprendizagem do aluno na alfabetização, realizou-se uma pesquisa-ação a partir de estratégias lúdicas que promovem uma aprendizagem significativa para o alunado com resultados positivos no ensino. Logo, partimos da realização destas com os alunos numa turma de 1º ano em uma escola pública, no município de Alagoa Grande-PB, no qual, procurou-se investigar o nível de aprendizagem que os alunos se encontram , observando a carência de um método de ensino que contribua para os aspectos cognitivos, bem como, para uma aprendizagem significativa e a promoção do conhecimento. Este, o Lúdico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_660_8f5c27c107c6e84d3b107536a6fca626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA CIBELLE DE SOUSA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "erica.cibelle@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Os jogos, brinquedos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida do ser humano desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, propiciando às crianças momentos prazerosos em sala de aula com ênfase significativa no processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de refletir a importância do lúdico na prática pedagógica como facilitador do processo ensino-aprendizagem do aluno na alfabetização, realizou-se uma pesquisa-ação a partir de estratégias lúdicas que promovem uma aprendizagem significativa para o alunado com resultados positivos no ensino. Logo, partimos da realização destas com os alunos numa turma de 1º ano em uma escola pública, no município de Alagoa Grande-PB, no qual, procurou-se investigar o nível de aprendizagem que os alunos se encontram , observando a carência de um método de ensino que contribua para os aspectos cognitivos, bem como, para uma aprendizagem significativa e a promoção do conhecimento. Este, o Lúdico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.