Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS E HABILIDADES DE CÁLCULO MENTAL

Palavra-chaves: JOGOS, MATEMÁTICOS, DESENVOLVIMENTO Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35857
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4611
    "inscrito_id" => 9479
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS E HABILIDADES DE CÁLCULO MENTAL"
    "resumo" => "“Aprendendo matemática com jogos e habilidade de cálculos mentais” foi apresentado em fevereiro de 2016, na Escola Estadual Professor Vidal da Penha Ferreira, no município de Caroebe, que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que tem por objetivo a iniciação à docência dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática). Sendo estas atividades desenvolvidas por três acadêmicos do curso ciências da natureza e matemática. Este projeto foi desenvolvido na turma de 6º ano A, com a finalidade de mostrar aos alunos que a matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras esquecendo um pouco as equações e fórmulas prontas, mas de forma criativa e prazerosa, facilitando a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico de forma rápida. Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas e em outro ambiente, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina. É no cotidiano da escola que verificamos dificuldades como as que surgem por falta de aprendizado de determinados conteúdos considerados básicos para conteúdo futuro, gerando deficiências na construção do conhecimento dos alunos. Os alunos que participaram do projeto apresentaram, em grupos, jogos, com as quatro operações (divisão, subtração, multiplicação e adição) os jogos que foram trabalhados no projeto, dentre eles temos: dominó das três operações, bingo da multiplicação e jogo da memoria. Com a ajuda da esquipe escolar, tanto quanto professores, alunos podemos executar nosso principal objeto de pesquisa, tivemos bons resultados na assimilação dos jogos e isso despertou grande interesse e incentivo para o uso destes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, MATEMÁTICOS, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID9479_16102017230831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA LIMA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA L. C"
    "autor_email" => "patricia.limacardoso@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35857
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4611
    "inscrito_id" => 9479
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS E HABILIDADES DE CÁLCULO MENTAL"
    "resumo" => "“Aprendendo matemática com jogos e habilidade de cálculos mentais” foi apresentado em fevereiro de 2016, na Escola Estadual Professor Vidal da Penha Ferreira, no município de Caroebe, que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que tem por objetivo a iniciação à docência dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática). Sendo estas atividades desenvolvidas por três acadêmicos do curso ciências da natureza e matemática. Este projeto foi desenvolvido na turma de 6º ano A, com a finalidade de mostrar aos alunos que a matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras esquecendo um pouco as equações e fórmulas prontas, mas de forma criativa e prazerosa, facilitando a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico de forma rápida. Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas e em outro ambiente, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina. É no cotidiano da escola que verificamos dificuldades como as que surgem por falta de aprendizado de determinados conteúdos considerados básicos para conteúdo futuro, gerando deficiências na construção do conhecimento dos alunos. Os alunos que participaram do projeto apresentaram, em grupos, jogos, com as quatro operações (divisão, subtração, multiplicação e adição) os jogos que foram trabalhados no projeto, dentre eles temos: dominó das três operações, bingo da multiplicação e jogo da memoria. Com a ajuda da esquipe escolar, tanto quanto professores, alunos podemos executar nosso principal objeto de pesquisa, tivemos bons resultados na assimilação dos jogos e isso despertou grande interesse e incentivo para o uso destes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, MATEMÁTICOS, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID9479_16102017230831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA LIMA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA L. C"
    "autor_email" => "patricia.limacardoso@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

“Aprendendo matemática com jogos e habilidade de cálculos mentais” foi apresentado em fevereiro de 2016, na Escola Estadual Professor Vidal da Penha Ferreira, no município de Caroebe, que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que tem por objetivo a iniciação à docência dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática). Sendo estas atividades desenvolvidas por três acadêmicos do curso ciências da natureza e matemática. Este projeto foi desenvolvido na turma de 6º ano A, com a finalidade de mostrar aos alunos que a matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras esquecendo um pouco as equações e fórmulas prontas, mas de forma criativa e prazerosa, facilitando a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico de forma rápida. Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas e em outro ambiente, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina. É no cotidiano da escola que verificamos dificuldades como as que surgem por falta de aprendizado de determinados conteúdos considerados básicos para conteúdo futuro, gerando deficiências na construção do conhecimento dos alunos. Os alunos que participaram do projeto apresentaram, em grupos, jogos, com as quatro operações (divisão, subtração, multiplicação e adição) os jogos que foram trabalhados no projeto, dentre eles temos: dominó das três operações, bingo da multiplicação e jogo da memoria. Com a ajuda da esquipe escolar, tanto quanto professores, alunos podemos executar nosso principal objeto de pesquisa, tivemos bons resultados na assimilação dos jogos e isso despertou grande interesse e incentivo para o uso destes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.