Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGEBRA, FUNÇÃO AFIM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35320
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3509
    "inscrito_id" => 1431
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A sociedade vive em constante desenvolvimento tecnológico, assim, o ensino vem se apresentando mais eficaz e como o uso da informática vem se tornando cada vez mais habitual em meio à sociedade, é importante que este também seja cada vez mais inserido no meio educacional. O uso de tecnologias vem sendo um grande desafio para os professores, pois muitos ainda se recusam a usá-las devido a muitos fatores. O uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática tem feito com que os professores revejam suas metodologias, a fim de deixar as aulas mais interessantes e obter um resultado satisfatório e despertar um interesse maior por parte do aluno para a educação matemática. A proposta do presente trabalho surgiu na disciplina de Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática no curso Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O aplicativo GeoGebra pode ser baixado gratuitamente, considerado de fácil manuseio e pode ser acessado através de qualquer aparelho eletrônico como celulares, tablets e notebooks. Nosso trabalho teve como objetivo principal investigar o uso do aplicativo GeoGebra nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim para alunos da educação básica. O desenvolvimento se deu em uma escola da rede pública estadual da cidade de Araruna, estado da Paraíba, em uma turma do 1ª ano do Ensino Médio. Nosso trabalho foi dividido em três momentos: (I) aula/revisão do conteúdo de função afim e entregue uma lista de exercícios; também foi solicitado aos alunos que baixassem o aplicativo GeoGebra em seus celulares; (II) solicitamos que um membro de cada grupo (formados na aula anterior) montasse o gráfico de uma função afim no aplicativo e mostrasse para todos da turma e que os alunos identificasse qual o tipo de gráfico formado; (III) aplicamos questionário com perguntas objetivas referentes a importância do aplicativo GeoGebra no ensino da Matemática. Quanto aos resultados, 84% dos alunos gostam de Matemática. No entanto, quanto à compreensão de seus conteúdos 20% acham difícil, 76% razoável e 4% de fácil compreensão. Concluímos que o fato de os alunos gostarem de Matemática não significa que seus conteúdos são de fácil compreensão. No entanto, é importante que haja inserção de recursos tecnológicos, como o aplicativo GeoGebra, para facilitar a compreensão matemática, pois 100% dos alunos concordam que seu uso torna as aulas mais atrativas. Acreditamos que a inserção de recursos tecnológicos é de grande importância para o melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGEBRA, FUNÇÃO AFIM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1431_13102017222630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35320
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3509
    "inscrito_id" => 1431
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A sociedade vive em constante desenvolvimento tecnológico, assim, o ensino vem se apresentando mais eficaz e como o uso da informática vem se tornando cada vez mais habitual em meio à sociedade, é importante que este também seja cada vez mais inserido no meio educacional. O uso de tecnologias vem sendo um grande desafio para os professores, pois muitos ainda se recusam a usá-las devido a muitos fatores. O uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática tem feito com que os professores revejam suas metodologias, a fim de deixar as aulas mais interessantes e obter um resultado satisfatório e despertar um interesse maior por parte do aluno para a educação matemática. A proposta do presente trabalho surgiu na disciplina de Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática no curso Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O aplicativo GeoGebra pode ser baixado gratuitamente, considerado de fácil manuseio e pode ser acessado através de qualquer aparelho eletrônico como celulares, tablets e notebooks. Nosso trabalho teve como objetivo principal investigar o uso do aplicativo GeoGebra nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim para alunos da educação básica. O desenvolvimento se deu em uma escola da rede pública estadual da cidade de Araruna, estado da Paraíba, em uma turma do 1ª ano do Ensino Médio. Nosso trabalho foi dividido em três momentos: (I) aula/revisão do conteúdo de função afim e entregue uma lista de exercícios; também foi solicitado aos alunos que baixassem o aplicativo GeoGebra em seus celulares; (II) solicitamos que um membro de cada grupo (formados na aula anterior) montasse o gráfico de uma função afim no aplicativo e mostrasse para todos da turma e que os alunos identificasse qual o tipo de gráfico formado; (III) aplicamos questionário com perguntas objetivas referentes a importância do aplicativo GeoGebra no ensino da Matemática. Quanto aos resultados, 84% dos alunos gostam de Matemática. No entanto, quanto à compreensão de seus conteúdos 20% acham difícil, 76% razoável e 4% de fácil compreensão. Concluímos que o fato de os alunos gostarem de Matemática não significa que seus conteúdos são de fácil compreensão. No entanto, é importante que haja inserção de recursos tecnológicos, como o aplicativo GeoGebra, para facilitar a compreensão matemática, pois 100% dos alunos concordam que seu uso torna as aulas mais atrativas. Acreditamos que a inserção de recursos tecnológicos é de grande importância para o melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGEBRA, FUNÇÃO AFIM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1431_13102017222630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A sociedade vive em constante desenvolvimento tecnológico, assim, o ensino vem se apresentando mais eficaz e como o uso da informática vem se tornando cada vez mais habitual em meio à sociedade, é importante que este também seja cada vez mais inserido no meio educacional. O uso de tecnologias vem sendo um grande desafio para os professores, pois muitos ainda se recusam a usá-las devido a muitos fatores. O uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática tem feito com que os professores revejam suas metodologias, a fim de deixar as aulas mais interessantes e obter um resultado satisfatório e despertar um interesse maior por parte do aluno para a educação matemática. A proposta do presente trabalho surgiu na disciplina de Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática no curso Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O aplicativo GeoGebra pode ser baixado gratuitamente, considerado de fácil manuseio e pode ser acessado através de qualquer aparelho eletrônico como celulares, tablets e notebooks. Nosso trabalho teve como objetivo principal investigar o uso do aplicativo GeoGebra nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim para alunos da educação básica. O desenvolvimento se deu em uma escola da rede pública estadual da cidade de Araruna, estado da Paraíba, em uma turma do 1ª ano do Ensino Médio. Nosso trabalho foi dividido em três momentos: (I) aula/revisão do conteúdo de função afim e entregue uma lista de exercícios; também foi solicitado aos alunos que baixassem o aplicativo GeoGebra em seus celulares; (II) solicitamos que um membro de cada grupo (formados na aula anterior) montasse o gráfico de uma função afim no aplicativo e mostrasse para todos da turma e que os alunos identificasse qual o tipo de gráfico formado; (III) aplicamos questionário com perguntas objetivas referentes a importância do aplicativo GeoGebra no ensino da Matemática. Quanto aos resultados, 84% dos alunos gostam de Matemática. No entanto, quanto à compreensão de seus conteúdos 20% acham difícil, 76% razoável e 4% de fácil compreensão. Concluímos que o fato de os alunos gostarem de Matemática não significa que seus conteúdos são de fácil compreensão. No entanto, é importante que haja inserção de recursos tecnológicos, como o aplicativo GeoGebra, para facilitar a compreensão matemática, pois 100% dos alunos concordam que seu uso torna as aulas mais atrativas. Acreditamos que a inserção de recursos tecnológicos é de grande importância para o melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.